6 Maus hábitos que podem prejudicar os seus dentes
Nosso sorriso é a nossa carta de apresentação e por isso é muito importante tomar o devido cuidado para preservar a saúde dos dentes.
Para falar um pouco mais sobre os cuidados necessários, trouxemos este artigo onde vamos falar sobre alguns maus hábitos que muitas vezes praticamos corriqueiramente e que prejudicam a qualidade da nossa saúde bucal e ameaçam a qualidade dos nossos dentes sem a gente saber. Veja a seguir.
Para que os nossos dentes sejam bonitos, eles precisam estar saudáveis. E para isso, é necessário bem mais do que uma boa higienização após as refeições. É necessário evitar certos péssimos costumes que muitas vezes afetam diretamente os nossos dentes. confira abaixo alguns deles:
1 – Mastigar objetos ou fazer pressão sobre os dentes e a mandíbula.
Morder a ponta do lápis ou tampa da caneta, apertar os dentes, morder os lábios, apoiar a mandíbula nas mãos e dormir com a mão na boca, são fatores que podem afetar a qualidade dos nossos dentes, trazendo sérias consequências, causando alteração na mordida e na articulação temporo-mandibular.
Além disso, mastigar objetos pode causar retração gengival e o aumento da sensibilidade dos dentes e dependendo da força da mastigação e da dureza do material, ainda há o risco de quebrá-los.
2 – Usar os dentes como ferramenta.
Destampar garrafas, frascos e até mesmo embalagens de papelão ou papel pode desgastar e quebrar os dentes. Ainda que pareça ser menos prejudicial, não é recomendável usar os dentes para cortar fios. Esses hábitos podem gerar fissuras invisíveis a olho nu que, com o tempo, podem acabar danificando o dente mesmo com um impacto mínimo. Além disso, pode abalar os dentes ao ponto de fazer com que eles amoleçam.
3 – Mastigar cubo de gelo.
Mastigar cubos de gelo com frequência ou mastigar muito gelo de uma só vez pode fraturar os dentes ou gerar rachaduras, principalmente para quem tem implantes ou coroas na arcada.
4 – Usar palito de dente com frequência.
Um grande mito que muitas pessoas acreditam é que: palitos de dente substituem o fio dental. Isso não é verdade!
Além de machucarem a gengiva, ao invés de tirar os restos de alimento da gengiva, ele pode empurrar o alimento para dentro dela e causar um abscesso agudo e até mesmo necrose. Em alguns casos, o movimento de palitar os dentes causa até a perda óssea.
5 – Fazer procedimento clareamento dental e outros procedimentos estéticos de qualquer jeito.
Ter dentes brancos e simétricos é o sonho de todos. Entretanto, é necessário tomar um certo cuidado, uma vez que o clareamento dental embranquece os dentes até um certo ponto.
Muitas vezes, o desejo de ter dentes mais brancos pode se tornar uma obsessão e a pessoa insatisfeita com o resultado continue usando o produto, ignorando os riscos.
Um produto clareador promove uma reação que gera oxigênio, responsável por limpar a estrutura do dente. Caso ele seja usado de forma inadequada, esse oxigênio pode ser muito agressivo e atingir a estrutura do dente e da gengiva, e ainda causar efeito reverso, não limpando o dente. Por esse motivo, o clareamento deve ser realizado com o acompanhamento de um bom profissional.
ATENÇÃO! DE MANEIRA NENHUMA RECORRA A RECEITAS CASEIRAS!
Tem se tornado cada vez mais comum, pessoas que preferem recorrer a receitas caseiras, como as feitas com bicarbonato de sódio ou carvão ativado com o intuito de deixar os dentes mais brancos. Entretanto, essas substâncias são extremamente abrasivas, elas podem agredir tanto o dente quanto a gengiva.
6 – Escovar os dentes com força.
Escovar os dentes com muita força pode causar o que chamamos de trauma de escovação, que se refere ao hábito de usar força para escovar os dentes, fazendo movimentos inadequados e ainda utilizando escova de cerdas duras, que pode ocasionar no desgaste do esmalte, provocando uma agressão na gengiva levando à retração dela e expondo a região do colo dental. Com isso, surge a sensibilidade dentinária.
Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdos informativos como este.