Você conhece crianças que rangem os dentes? Sabia que isso não é um comportamento normal, porém, muito comum? 

Há alguns fatores específicos que podem levar a essa atitude, mas é preciso saber, antes de tudo, que se trata de algo involuntário na maioria das vezes. Ou seja, a criança pode fazer isso sem querer.

O nome mais conhecido para esse problema é bruxismo, um distúrbio que está relacionado ao emocional. Para evitar essa situação, veja como tratar crianças que rangem os dentes!

Crianças que rangem os dentes: entenda o bruxismo

O bruxismo é um distúrbio que leva crianças a rangerem os dentes sem querer. Ele interfere no comportamento da criança quando ela está passando por alguma situação de aflição. 

Normalmente, o ranger de dentes ocorre enquanto se está dormindo e atinge, aproximadamente, 19% das crianças.

E, além de trazer incômodo, também prejudica os dentes, pode aumentar a pressão na cabeça e causar alterações na estrutura óssea, próxima à mandíbula.

Por que as crianças rangem os dentes?

Há alguns fatores que têm relação com crianças que rangem os dentes. Então, confira os motivos que podem levar a isso:

Problemas emocionais

Como mencionamos, crianças que rangem os dentes podem apresentar esse comportamento por causa de situações que ocasionaram problemas emocionais, como ansiedade, irritação ou trauma.

Essa associação acontece porque a boca é o principal meio de vivência da criança. Ela nasce se amamentando por ela e, enquanto isso, manifesta suas necessidades físicas e emocionais.

Questões físicas

Há alguns problemas físicos que podem levar à situação de crianças que rangem os dentes, como a mordida desalinhada.

Além disso, problemas respiratórios de rinite, alergias e asma também podem ser causadores disso, pois podem obrigar a criança a ficar de boca aberta enquanto dorme.

Estresse

O estresse também está relacionado ao emocional da criança, portanto, ele pode ocorrer após um trauma vivido por ela. 

Exemplos de situações assim: bullying, a perda de alguém que amava, abusos e violência, separação dos pais e até mesmo alguma mudança brusca em sua rotina, como uma nova escola ou uma nova casa.

Cansaço

Outro sinal que está relacionado ao problema de crianças que rangem os dentes é o cansaço extremo. Isso ocorre quando a infância é rodeada de muitos afazeres, com uma rotina muito cheia e até mesmo sem horário para dormir.

Como tratar e resolver o problema

O primeiro passo é identificar o problema. Observe se a criança reclama de dores de cabeça e passa a noite rangendo os dentes.

Após isso, leve a criança a um dentista, de preferência, que tenha experiência com disfunção temporomandibular e dores orofaciais

Ele deverá passar por um tratamento caso o bruxismo seja confirmado. Normalmente, o procedimento é o uso de placas miorrelaxantes para a noite.

Você também pode evitar o problema de crianças que rangem os dentes com algumas mudanças, como:

  • Inclua uma alimentação saudável na vida da criança;
  • a estimule a praticar exercícios físicos, como um esporte;
  • organize um horário fixo para o sono;
  • evite discussões na frente dela;
  • providencie terapia para a criança, caso esteja passando por algum problema emocional.

Por fim, saiba que o problema de crianças que rangem os dentes não é algo sem solução. Mas, o ideal é você procurar ajuda de profissionais. 

Para isso, conte com a clínica Rodrigo Almada Ortodontia e Estética Facial, que possui especialistas em dores orofaciais que podem ajudar você. Agende uma avaliação agora mesmo!

Referências

https://bariniortodontia.com.br/o-que-fazer-quando-as-criancas-rangem-os-dentes/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/bruxismo-o-que-fazer-quando-as-criancas-rangem-os-dentes-enquanto-dormem/#:~:text=O%20bruxismo%2C%20movimento%20involuntário%20de,um%20grande%20responsável%20pelo%20hábito&text=Muitas%20crianças%20ansiosas%20ou%20que,distúrbio%20que%20se%20chama%20bruxismo.

https://www.colgate.com.br/oral-health/bruxism/bruxism-in-children-what-to-look-for-and-how-to-treat-it-0615