Se manter em dia com a saúde bucal é importante, principalmente quando se trata de uma criança. Cuidar dos nossos pequenos é fundamental, pois, eles necessitam de carinho, atenção e, sobretudo, cuidados com sua saúde, já que todos esses fatores contribuem para o seu bem-estar e autoestima, o que auxilia em muito, na formação de um cidadão.

Com base nessas necessidades, foi criado um Projeto de Lei que tem como objetivo estabelecer que crianças a partir de 5 anos, tenham direito a cuidados ortodônticos preventivos na rede pública de saúde, pois, toda criança deve ter um tratamento de saúde digno. A ideia surgiu pelo fato de que no Brasil não existe o atendimento na saúde pública direcionado à prevenção das más oclusões, tendo sido protocolado o Projeto pela Deputada Federal Celina Leão, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 18 de abril de 2019.

Com base no que foi apresentado, a Clínica Rodrigo Almada tem a missão de divulgar o projeto Julho Laranja, estendendo esta ação para os serviços de saúde particulares, já que a ação consegue ajudar crianças a terem uma saúde bucal melhor prevenindo uma série de problemas futuros.

Continue a leitura do nosso artigo e fique por dentro do assunto.

Qual o objetivo do Julho Laranja?

Trata-se de uma campanha que orienta a população sobre a importância das crianças realizarem quanto antes uma avaliação ortodôntica e não só clínica geral. É fundamental que o seu filho realize os procedimentos de avaliação ortodôntica, como uma forma de prevenção contra doenças bucais relacionadas aos problemas de mordida e falta de espaço para os dentes.

O mascote da campanha e a cor adotada têm tudo a ver com o significado e o intuito do projeto. O animal é um pássaro, que simboliza a leveza, o divino e a alma. Já o laranja significa alegria.

Dicas para que o seu filho se identifique com o Julho Laranja

Apesar desta avaliação com o dentista ser indolor, algumas crianças têm um certo medo em realizá-las, portanto, cabe aos pais orientá-los sobre a importância de se fazer um bom acompanhamento e para isso o diálogo é fundamental. Abaixo seguem algumas dicas de como proceder ao levarem os filhos ao dentista pela primeira vez.

  • Avise ao seu filho que o dentista é apenas um amigo querendo deixar os seus dentes mais bonitos e saudáveis. Fazer com que a criança fique segura e sem receio é importante para um tratamento eficaz;
  • Converse com a criança a respeito das próprias experiências que já teve com o dentista. Fale o quanto foi proveitoso e exemplifique o porquê de a avaliação ser tão benéfica;
  • É importante que você pai ou mãe fique tranquilo (a) e confie no especialista que examinará o seu filho. Nos últimos anos a ortodontia evoluiu bastante e os profissionais estão cada vez mais capacitados.

Problemas que podem ser evitadas ou controladas quando se faz uma avaliação da criança

– Falta de espaço para os dentes permanentes, o que pode gerar impactações ou reabsorções dentárias,

– Mordidas cruzadas e abertas, as quais causam alteração do crescimento facial e funcional da criança.

– Projeção ou Retrusão dentária, relacionadas a uma alteração de crescimento das arcadas.

É importante que você conheça os benefícios da campanha Julho Laranja, para que o seu filho desenvolva uma saúde bucal e fique livre de sérios problemas futuros. Não deixe o mês passar e aproveite a campanha enquanto é tempo.

Quer marcar um tratamento? A Clínica Rodrigo Almada pode te ajudar. Contamos com profissionais especializados e com os aparelhos mais modernos para que o sorriso do seu filho fique cada vez mais bonito. Agende já a sua avaliação. Não perca tempo!