Compartilhe:

Os aparelhos ortodônticos estéticos têm a função de corrigir o posicionamento dos seus dentes, melhorando a aparência do seu sorriso. Atualmente, existem vários modelos no mercado, desde aparelhos fixos até aparelhos removíveis. 

Um tratamento dentário pode demandar bastante tempo e recursos, por isso, é essencial escolher bem o seu aparelho. Alguns pontos devem ser considerados antes da sua decisão como: conforto, custo, estética do aparelho e o tempo para alcançar os resultados.

Por isso, preparamos esse texto que vai apresentar os aparelhos ortodônticos estéticos mais utilizados na atualidade por pacientes e recomendado pelos dentistas. Confira!

Alinhadores Dentários Estéticos

Os alinhadores dentários são os aparelhos ortodônticos mais inovadores e tecnológicos do mercado. Existem várias marcas comerciais: Essix (Dentisply), Clear Aligner (Scheu), Orthoaligner (Compass), Smart Aligner (Smart Solutions), Esthetic Aligner e o mais avançado de todos, o Invisalign (Align Technology). Eles são aparelhos do tipo removível, ou seja, que podem ser retirados para a higienização dos dentes e para a alimentação. Uma das diversas vantagens dos Alinhadores é a sua estética, pois ele é transparente e praticamente invisível.

Alguns alinhadores são feitos através do escaneamento dos dentes, realizando um mapeamento completo em 3D. Assim, o seu dentista vai poder te comunicar quais são os problemas que devem ser tratados e a duração do tratamento. Outra vantagem é poder visualizar como vai ficar o seu sorriso antes mesmo do início do seu tratamento.

Aparelho Lingual

O aparelho lingual é posicionado atrás dos dentes, ficando escondido e sendo praticamente imperceptível. Um grande benefício é que ele não estufa os lábios, como outros tipos de aparelhos fixos que ficam por fora dos dentes.

Ele pode ser de braquetes convencionais ou de autoligados, ou seja, aceleram o tratamento por não necessitar das tradicionais borrachinhas. Além disso, ele pode ter a fabricação personalizada para cada paciente através de um sistema computadorizado ou ser projetado de forma manual.

A grande vantagem do aparelho lingual, em relação aos outros aparelhos ortodônticos estéticos fixos é a aparência. Esse tratamento é bastante indicado para pessoas que querem agilidade nos resultados, sem perder a estética.

Aparelho de Safira 

O aparelho de safira é um aparato fixo de porcelana cristalina utilizado do lado externo dos dentes. Entre os aparelhos ortodônticos estéticos fixos é o harmonioso, pois, não sofre pigmentação e é transparente. Ele possui excelentes resultados e é uma ótima opção para quem busca estética e agilidade no tratamento.

Aparelho Auto-ligado

O aparelho ortodôntico Autoligado também é fixo e fica posicionado na parte externa dos dentes. Ele utiliza clips para ligar o fio ortodôntico ao braquete, excluindo o uso das borrachinhas tradicionais. Este tratamento possui um sistema de auto travamento que traz os resultados com mais rapidez. Esse método autoligado também é utilizado em aparelhos de safira, o que deixa o tratamento mais estético.

Aparelho Fixo Convencional

O aparelho Fixo Convencional é a solução mais tradicional. A sua única vantagem é ter o custo mais baixo em relação ao demais. São utilizadas as borrachinhas que estão disponíveis em diversas cores. Ele é indicado para pessoas que não dispõem de grandes recursos para a realização de um tratamento ortodôntico.

Agora, você já sabe quais os são os principais aparelhos ortodônticos estéticos ou não, disponíveis no mercado. Lembrando que é sempre importante ouvir a recomendação do dentista sobre qual aparelho se encaixa melhor nos seus desejos e rotina.

Quer conhecer mais sobre os aparelhos ortodônticos? No site do Dr. Rodrigo Almada você pode saber mais detalhes sobre os principais aparelhos ortodônticos do mercado. Confira!

Compartilhe: