Compartilhe:

Cuidar da saúde bucal é sempre importante. Além de evitar situações constrangedoras, como o mau hálito, ter um sorriso bonito e bem alinhado é fundamental.

São elementos que auxiliam no aumento da autoestima, no bem-estar e no relacionamento com as pessoas. Para ter uma boca saudável é importante seguir algumas dicas.

A equipe da Clínica Rodrigo Almada detalha tudo sobre algumas doenças bucais, e ressalta os métodos de tratamento mais utilizados para sanar os problemas e ter uma boca saudável.

Cuidado em primeiro lugar

Executar uma boa limpeza diária, tanto com o uso da escova quanto do fio dental, é essencial para que os dentes e a gengiva se mantenham livre de doenças.

Quando o paciente já desenvolveu problemas de gengiva, existe a especialidade chamada Periodontia, que consiste em uma série de tratamentos que auxiliam na melhora dos problemas gengivais. A gengiva é importante na função de proteger a raiz dos dentes e estabilizá-los aos ossos maxilar e mandibular, fornecendo suporte à arcada, possibilitando atividades básicas como morder, mastigar e falar.

Portanto, cuidar das gengivas é tão importante quanto cuidar dos dentes, já que um problema na região pode se transformar em perda de estruturas dentárias e do próprio dente.

Você sabe o que é uma doença periodontal?

A doença periodontal consiste em uma série de problemas que afetam a gengiva e os dentes, incluindo a inflamação e a infecção destas áreas. Ela é causada, sobretudo, por uma má higienização bucal. Fumantes e portadores do diabetes estão mais propensos a desenvolverem a doença periodontal.

Dependendo do quadro, ela pode regredir, principalmente em casos mais leves, onde a limpeza efetiva dos dentes já é o suficiente para sanar o problema, caso o paciente tenha o máximo de cuidado durante o processo de escovação.

Entretanto, se mal cuidada, a doença periodontal pode levar à perda dos dentes e oferecer ameaças à saúde como um todo, aumentando o risco de problemas mais sérios como a infecção das válvulas do coração, denominada endocardite.

Gengiva vermelha, inchada e sensível? São os sinais da gengivite.

Você já percebeu vermelhidão na gengiva, inchaço, sensibilidade e sangramento com frequência durante a escovação? Provavelmente você está desenvolvendo ou já desenvolveu a gengivite, trata-se do estágio inicial da doença periodontal.

Ela surge devido ao acúmulo de placas e tártaros, que se formam ao redor dos dentes, liberando ácidos que irritam e danificam a região. Além disso, ela pode causar retração da gengiva, o que deixa os dentes com uma aparência mais alongada, além de mau hálito e sensibilidade na alimentação.

O tratamento está relacionado a limpeza pelo dentista, denominada profilaxia e raspagem, com o objetivo de remover toda placa e tártaro. O paciente do outro lado, deve realizar uma escovação correta e fazer o uso constante do fio dental para manter os efeitos do procedimento, após realizado.

Periodontite: um estágio mais avançado e que requer um pouco mais de atenção

Deixar de tratar devidamente a gengiva pode acarretar problemas maiores. A periodontite pode ser uma das consequências de um tratamento pouco eficaz. Na fase em questão, a infecção evolui e acaba prejudicando também as fibras periodontais e os ossos que sustentam os dentes, podendo provocar a perda gradual dos dentes.

Esse processo acontece devido à criação de bolsas na gengiva, que contribuem para a destruição dos tecidos e pode causar inclusive um abscesso dentário. Os dentes podem começar a ficar moles, correndo o risco de queda. Com isso, a infecção pode atingir outros tecidos, como os ossos envolvidos na sustentação dentária.

Como são realizados os tratamentos de periodontia estética?

Além da saúde da gengiva, tratamentos periodontais também são realizados com o intuito de restabelecer a estética da gengiva e consequentemente do sorriso. Conheça dois procedimentos possíveis:

  1. Tratamento para a correção de excesso de gengiva aparente

Denominado de sorriso gengival, é um problema que prejudica o aspecto do sorriso. Pode ser corrigido com um tratamento chamado recontorno ou plástica gengival.

Tratasse de um procedimento que envolve a correção da gengiva aparente e também a reconstrução óssea ou o ajuste do funcionamento dos músculos, responsáveis por sustentar e levantar o lábio superior.

  1. Restauração da pigmentação da gengiva

As gengivas podem apresentar manchas escuras, devido ao acúmulo de melanina. No caso, não estão relacionadas a algum problema de saúde.

É possível remover a pigmentação excessiva através do peeling gengival. É um procedimento que consiste em retirar a camada da gengiva com o uso de instrumentos manuais.

Tratar desses problemas é importante para que a sua boca esteja sempre saudável e para que você esteja em dia com a sua autoestima.

A Clínica Rodrigo Almada pode te ajudar. Contamos com profissionais especializados e com os aparelhos mais modernos para que o seu sorriso fique cada vez mais bonito. Agente já a sua avaliação. Não perca tempo!

Compartilhe: