É muito bom ver um paciente alegre após um procedimento bucal. Afinal, o sorriso é a verdadeira marca registrada de cada pessoa. Existe um procedimento que pode recuperar o conforto e a alegria do seu sorriso e iremos te mostrar qual é. Hoje você irá entender os detalhes da coroa de porcelana e saber porque ela é tão importante.

A perda de dentes

A perda de dentes é uma situação bastante desconfortável, não é mesmo? Como já sabemos, o sorriso é uma parte fundamental da nossa autoestima. Por isso, perder um dente pode significar uma queda exponencial na alegria e autoconfiança.

Além de problemas emocionais, a perda de um dente pode estimular o envelhecimento acelerado da face, provocado pela perda óssea e também acarretar vários desconfortos ao falar e mastigar alimentos.

Com o objetivo de corrigir esses problemas, surge os implantes dentários, eles são uma alternativa fundamental para quem precisa recuperar os dentes perdidos e a coroa de porcelana complementa esta reconstituição do dente perdido.

Entenda com detalhes o que é uma coroa de porcelana

A coroa de porcelana é uma solução moderna de odontologia, que tem o objetivo de restaurar e recuperar completamente um dente que foi perdido parcialmente ou de forma total pelo paciente.

Ela pode ser utilizada de forma parcial, quando a raiz do dente não foi danificada, ou total, quando o dente teve uma perda inclusive da raiz. Neste caso ela será colocada sob um implante (raiz artificial).

A coroa é fixa e possibilita um conforto grande ao sorrir, falar e mastigar. Com isso, ela gera também uma sensação de segurança maior ao paciente, impactando diretamente o seu bem-estar.

A porcelana é um material resistente e possui um bom aspecto estético, aproximando-se da cor de um dente natural.

Os casos em que as coroas de porcelana são utilizadas

As coroas de porcelana têm como principal função a restauração da coroa original do dente que foi danificado. Com isso, elas podem ser usadas com os objetivos a seguir:

1 – Recuperação parcial ou total da coroa original do dente.

2 – Gerar conforto ao paciente ao falar, sorrir e mastigar.

3 – Reforçar a resistência de um dente que já sofreu grandes perdas de estrurura.

Etapas do tratamento 

Avaliação inicial

O primeiro passo do tratamento com a coroa de porcelana é a realização de uma avaliação inicial com um profissional devidamente especializado em próteses dentárias.

Durante a avaliação inicial é fundamental que você tire dúvidas sobre o assunto e permita que o dentista possa indicar exatamente o que deverá ser feito naquele caso específico.

Exames

O segundo passo de um tratamento com coroas é a realização de exames solicitados pelo dentista, como, por exemplo, radiografias e tomografias. Dessa forma, o profissional irá avaliar a situação óssea da sua arcada dentária com mais precisão e poderá entender com exatidão como a coroa deverá ser fixada.

Moldagem e Fixação da prótese 

Nesta etapa, o dentista irá fazer a moldagem do dente e enviar para o laboratório especializado. Ele irá produzir a coroa de porcelana de forma individualizada e assim, quando ela estiver pronta, poderá ser fixada de acordo com o planejamento realizado no início do tratamento.

Consultas de acompanhamento

As consultas de acompanhamento devem ser realizadas com base na frequência que o dentista estipular, sendo que ela pode variar conforme a complexidade do caso do paciente. Os retornos ao consultório são fundamentais no sentido de garantir a maior durabilidade possível da prótese.

Viu como a coroa de porcelana pode ser fundamental para você que busca aliar eficiência, conforto e estética? Elas são fundamentais!

Faça o tratamento com quem é especialista e entende do assunto. Entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer te atender!