Crianças que rangem os dentes: entenda o que pode ser
Você conhece crianças que rangem os dentes? Sabia que isso não é um comportamento normal, porém, muito comum?
Há alguns fatores específicos que podem levar a essa atitude, mas é preciso saber, antes de tudo, que se trata de algo involuntário na maioria das vezes. Ou seja, a criança pode fazer isso sem querer.
O nome mais conhecido para esse problema é bruxismo, um distúrbio que está relacionado ao emocional. Para evitar essa situação, veja como tratar crianças que rangem os dentes!
Crianças que rangem os dentes: entenda o bruxismo
O bruxismo é um distúrbio que leva crianças a rangerem os dentes sem querer. Ele interfere no comportamento da criança quando ela está passando por alguma situação de aflição.
Normalmente, o ranger de dentes ocorre enquanto se está dormindo e atinge, aproximadamente, 19% das crianças.
E, além de trazer incômodo, também prejudica os dentes, pode aumentar a pressão na cabeça e causar alterações na estrutura óssea, próxima à mandíbula.
Por que as crianças rangem os dentes?
Há alguns fatores que têm relação com crianças que rangem os dentes. Então, confira os motivos que podem levar a isso:
Problemas emocionais
Como mencionamos, crianças que rangem os dentes podem apresentar esse comportamento por causa de situações que ocasionaram problemas emocionais, como ansiedade, irritação ou trauma.
Essa associação acontece porque a boca é o principal meio de vivência da criança. Ela nasce se amamentando por ela e, enquanto isso, manifesta suas necessidades físicas e emocionais.
Questões físicas
Há alguns problemas físicos que podem levar à situação de crianças que rangem os dentes, como a mordida desalinhada.
Além disso, problemas respiratórios de rinite, alergias e asma também podem ser causadores disso, pois podem obrigar a criança a ficar de boca aberta enquanto dorme.
Estresse
O estresse também está relacionado ao emocional da criança, portanto, ele pode ocorrer após um trauma vivido por ela.
Exemplos de situações assim: bullying, a perda de alguém que amava, abusos e violência, separação dos pais e até mesmo alguma mudança brusca em sua rotina, como uma nova escola ou uma nova casa.
Cansaço
Outro sinal que está relacionado ao problema de crianças que rangem os dentes é o cansaço extremo. Isso ocorre quando a infância é rodeada de muitos afazeres, com uma rotina muito cheia e até mesmo sem horário para dormir.
Como tratar e resolver o problema
O primeiro passo é identificar o problema. Observe se a criança reclama de dores de cabeça e passa a noite rangendo os dentes.
Após isso, leve a criança a um dentista, de preferência, que tenha experiência com disfunção temporomandibular e dores orofaciais.
Ele deverá passar por um tratamento caso o bruxismo seja confirmado. Normalmente, o procedimento é o uso de placas miorrelaxantes para a noite.
Você também pode evitar o problema de crianças que rangem os dentes com algumas mudanças, como:
- Inclua uma alimentação saudável na vida da criança;
- a estimule a praticar exercícios físicos, como um esporte;
- organize um horário fixo para o sono;
- evite discussões na frente dela;
- providencie terapia para a criança, caso esteja passando por algum problema emocional.
Por fim, saiba que o problema de crianças que rangem os dentes não é algo sem solução. Mas, o ideal é você procurar ajuda de profissionais.
Para isso, conte com a clínica Rodrigo Almada Ortodontia e Estética Facial, que possui especialistas em dores orofaciais que podem ajudar você. Agende uma avaliação agora mesmo!
Referências
https://bariniortodontia.com.br/o-que-fazer-quando-as-criancas-rangem-os-dentes/