Compartilhe:

Como você deve saber, a ortodontia integra a saúde e a estética. Por isso, é uma prática fundamental para quem pensa em ter dentes mais saudáveis e um sorriso bonito e bem alinhado. Logo, existem várias curiosidades sobre a ortodontia.

Quando um paciente quer iniciar um tratamento ortodôntico, várias dúvidas diferentes podem surgir e normalmente, esses questionamentos podem influenciar o paciente a continuar com o tratamento ou não.

Por isso, elaboramos esse artigo com o objetivo de apresentar os principais questionamentos a respeito da ortodontia. Fique por dentro!

O que realmente é a ortodontia?

Muitas pessoas ainda possuem dúvida em relação a definição exata da ortodontia. Trata-se da especialidade odontológica em que é feito um tratamento para corrigir a posição dos dentes.

O método é realizado através de aparelhos fixos ou removíveis que irão realizar toda a correção do posicionamento da arcada dentária. Isso possibilita benefícios de aparência, aumento da autoestima, conforto e função bucal.

Quanto tempo pode durar o tratamento ortodôntico?

Esse é outro questionamento bastante realizado pelos pacientes. Porém, a previsão de duração do tratamento não é algo exato. Isso depende de cada perfil biológico de determinado paciente, ou seja, cada um vai responder de uma forma específica durante o processo de tratamento, além de depender do problema inicial do paciente.

Após o tratamento, os dentes voltam para a posição original?

Se o tratamento for bem planejado e se fizer o uso correto do aparelho de contenção, essa “recidiva”, pode ser minimizada ou eliminada, muitas vezes até mesmo de uma forma bem simples.

Existe uma idade mínima para que o paciente vá ao ortodontista?

As visitas ao ortodontista devem se iniciar na troca dos dentes de leite pelos permanentes, por volta dos 6 anos de idade, nesta fase, eles já podem nascer mal posicionados.

Normalmente, o odontopediatra ou o clínico geral irão fazer uma avaliação de forma mais precisa, e com isso, chegarão a conclusão se quando será a época ideal para o início do tratamento.

Existe alguma contra indicação no tratamento ortodôntico?

Na maior parte dos casos, não existe contra indicação e nos casos onde poderia ocorrer algum problema, o ortodontista está totalmente capacitando para avaliar o custo x benefício em realizar, portanto se você procurar um bom profissional, saiba que você pode realizar o tratamento sem medo. É válido ressaltar que qualquer problema de posicionamento dentário pode ser revertido e normalizado.

Além da vantagem estética, quais são os outros pontos positivos do tratamento ortodôntico?

Como ressaltado anteriormente, além da estética, a função bucal também é um fator essencial para quem busca um tratamento ortodôntico efetivo.

Com ele, você pode alcançar uma oclusão dentária perfeita ou o melhor que se consegue chegar dela.

Uma oclusão dentária perfeita está relacionada com uma simetria funcional entre os dentes localizados na arcada dentária superior e inferior.

Deu para sanar algumas dúvidas em relação à ortodontia? É importante ficar por dentro dessas curiosidades, para que você consiga ter acesso a um tratamento efetivo.

Leia também: Harmonização facial: conheça mais detalhes

Venha fazer um tratamento ortodôntico em nossa clínica. Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos te esperando.

Compartilhe: