Os dentes do siso são os últimos molares a nascer, o que acontece, geralmente, entre os 16 e 25 anos de idade e por isso são chamados popularmente de “dentes do juízo”. Hoje em dia é frequente encontrar pessoas que não possuem nenhum dente siso formado e uma das teorias é que aos poucos ele está entrando em um processo de extinção por não ter tanta utilidade mais.

Mas as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre esse assunto. Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é mito e o que é verdade em relação ao dente siso. Confira!

Todo mundo deve extrair o dente siso

Isso é um mito! A extração do dente siso nem sempre é necessária. Ela é recomendada para casos, como:

– Falta de espaço na arcada, impedindo a erupção dos sisos;

– Indicações ortodônticas ou protéticas;

– Presença de algum tipo de infecção, entre outros.

Os dentes sisos podem ser extraídos todos de uma vez

Verdade, e em alguns casos é até mais interessante a extração de todos na mesma cirurgia, pois o pós-operatório exige alguns cuidados, como repouso, medicação, alimentos mais líquidos ou pastosos, entre outros. O dentista irá avaliar cada caso e decidir qual a melhor opção.

O dente siso sempre causa dor

Mito! A dor do nascimento do dente siso vai depender do espaço na arcada dentária e se há alguma infecção na gengiva. Mas, em geral, não causa dor ao nascer e nem sangramento.

Quem extraiu um siso, precisa extrair todos os outros

Mito. Em vários casos os dentes sisos podem ser extraídos apenas de um lado da boca e manter do outro lado. Somente se recomendada pelo dentista que deve ser feita a remoção.

É possível que uma pessoa não tenha todos os sisos

Verdade. Inclusive, é muito comum. Antigamente os dentes sisos eram bastante necessários, pois as pessoas acabavam perdendo muitos dentes por causa da alimentação e eles nasciam para substituir essas perdas. Com a evolução do ser humano, chegará um momento em que eles podem não existir mais.

Quais cuidados tomar após a extração do dente siso

A extração do siso pode ser feita com anestesia local ou se o paciente desejar com uma sedação, e o procedimento necessita de alguns cuidados para não haver nenhuma complicação. Alguns deles são:

– Após sair do consultório, você deverá morder suavemente uma gaze para estancar o sangramento;

– Evite esforços físicos, abaixar a cabeça e alimentos quentes, pois podem prejudicar a cicatrização;

– Alimente-se com uma dieta líquida e pastosa, faça bochechos regulares e cuide da higiene do local;

– Compressas com gelo podem contribuir para o alívio do inchaço e da dor na região.

Siga sempre a recomendação do seu dentista, pois é o profissional competente para determinar a melhor opção para a sua saúde bucal.

A Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial possui os melhores profissionais para te atender.

Entre em contato conosco e agende sua consulta!