Em tempos onde a estética tem se tornado cada vez mais importante, a qualidade do sorriso pode interferir diretamente na autoestima de uma pessoa. 

Neste artigo iremos aprofundar nos fatores que causam este problema.

Quais são as principais causas para dentes pequenos?

Crescimento Gengival em Excesso

O Crescimento gengival em excesso, é uma condição que diz respeito ao crescimento excessivo da sua gengiva. O sorriso gengival alto pode ser definido quando boa parte da gengiva fica exposta quando sorrimos.

Nesse caso, os dentes até possuem um tamanho normal, porém, o excesso de gengiva que cobre boa parte deles cria uma ilusão, dando a entender que os dentes são menores. 

Genética

A genética também é um fator que pode influenciar na formação de dentes pequenos. Existem diversas doenças que podem se desencadear devido à genética de uma pessoa. 

Os casos genéticos são aqueles congênitos, que a pessoa leva no organismo para a vida toda. Geralmente esses casos estão presentes no histórico da família, como é o caso de câncer bucal, a fenda de palatina e até mesmo a cor dos dentes. 

É válido lembrar que nem tudo o que é genético passa de pai para filho. Porém, é necessário ficar sempre atento para prevenir ou até mesmo descobrir o problema de 

Lesão ou desgaste dentário

Acidentes e infecções na região dos dentes são também fatores que podem influenciar no desgaste dos dentes, comprometendo o seu tamanho e algumas vezes também a forma, deixando os dentes completamente desiguais.

Quais os tratamentos existentes para este problema?

 

Existem 4 tratamentos para tratar dentes pequenos:

Cirurgia gengival: é uma cirurgia estética que favorece a diminuição da gengiva corrigindo as proporções gengivais. Esse tratamento trata a modelagem das bordas gengivais alinhamento do sorriso.

Restauração em resina: é um procedimento bem mais simples e rápido, realizado geralmente em apenas uma consulta. Porém, este é um tratamento mais específico, que será indicado de acordo com a avaliação do dentista.

Lentes de contato dental: Para este procedimento, utiliza-se um laminado cerâmico que recobre toda a superfície visível dos dentes. Sua espessura mede entre 0,2 e 0,5 mm, o que também alcança um resultado melhor do que outras opções. São fabricadas de forma personalizada de acordo com o caso e o desgaste do dente é menor que para as facetas de porcelana.

Entretanto, este não é um tratamento recomendado para pacientes com bruxismo, uma vez que aumenta os riscos de fraturas. 

Faceta de porcelana: Este procedimento é realizado com a colocação de laminados protéticos, que aumentam os dentes, deixando com um aspecto mais natural e simétrico. Assim como as lentes de contato dental, esse é um tratamento definitivo e que também depende do caso, uma vez que o formato e o tamanho das facetas é personalizado. 

 

É válido lembrar que a avaliação de um profissional é indispensável para que o tratamento seja realizado de forma correta e segura. 

 

A clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial possui especialistas em estética dentária e ferramentas de ponta para ajudar a acertar no diagnóstico. 

 

Entre em contato e agende uma avaliação e escolha sempre a melhor opção para o seu sorriso!