Compartilhe:

Muitos pacientes queixam de uma diminuição dos dentes. Constantemente, o bruxismo é associado por muitos como um dos principais motivos do encolhimento. Será que realmente é verdade? Iremos responder esse questionamento no artigo de hoje.

O bruxismo pode causar a diminuição dos dentes?

Caso não saiba, o bruxismo é responsável por causar vários danos ao sorriso. Quando o problema não é tratado, o paciente pode desenvolver sensibilidade, desgaste no esmalte dentário e problemas na ATM.

Com base nisso, o bruxismo, sobretudo o do sono, pode diminuir o tamanho dos dentes. O esmalte dentário é o tecido mais duro do organismo, porém não possui capacidade regenerativa. A partir do momento em que o desgaste atinge a camada interna (dentina), o processo de diminuição pode ser mais rápido.

Em alguns casos, o processo pode ser indolor. Porém, em outras pessoas, principalmente aquelas com predisposição genética, o dano pode gerar condições dolorosas ou problemas degenerativos nas articulações temporomandibulares. Trata-se da articulação que fica em frente ao ouvido, que dá o movimento de abertura e fechamento da boca.

Como evitar que o bruxismo diminua os seus dentes

 O bruxismo é uma patologia que nem sempre é fácil de ser identificada. Porém, quando o diagnóstico é realizado por um cirurgião dentista especializado em DTM e dor orofacial, você consegue concluir que o paciente precisa de, no mínimo, uma proteção.

A diminuição dos dentes também pode ser causada por outros problemas

 O aumento da gengiva também é outro problema que pode causar a diminuição no futuro. A condição também é popularmente conhecida como sorriso gengival. Essa hiperplasia é comum em pacientes que fazem tratamento ortodôntico, com fios e braquetes.

Nesse cenário destacado, o ideal é a realização de um procedimento periodontal com o objetivo de remover todo o tecido aumentado com uma cirurgia.

Como você pôde ver, o bruxismo causa a diminuição dos dentes, porém não é o fator único. Portanto, também fique atento aos outros problemas.

Em caso de dúvidas, entre em conato conosco! Será um prazer te ajudar!

Compartilhe: