Compartilhe:

A dor pode ser um aviso de que há algo de errado com nosso corpo, e com a dor de dente não é diferente. Ela é um problema bem comum, pode vir de forma leve, moderada ou intensa e que gera um incômodo enorme para quem sente, por isso é imprescindível procurar a ajuda de um dentista para realizar os tratamentos necessários.

Você sabe quais as principais causas da dor de dente? No artigo de hoje vamos te mostrar quais são e como você pode se prevenir das dores.

Cáries

Talvez essa seja a causa mais conhecida por todos e normalmente aparecem pela má higiene bucal. A cárie é um tipo de deterioração dos dentes que permite com que as bactérias cheguem cada vez mais perto do nervo e provoque a dor.

Para prevenir, escove os dentes e utilize fio dental diariamente, diminua o consumo de açúcar, pois ele é um dos maiores causadores das cáries, e faça avaliações regulares com o seu dentista.

Problemas na gengiva: gengivite, retração gengival e periodontite

A inflamação da gengiva também é bastante conhecida e é outra possível causa da dor de dente. O primeiro estágio da inflamação é chamado de gengivite, que é causada pelo acúmulo de placa bacteriana.

Caso essa inflamação não seja tratada, ela pode evoluir para uma retração na gengiva que ocorre quando a gengiva se retrai e expõe a raiz do dente, o que faz com que a região fique muito sensível e provoque forte dor.

A periodontite também é uma evolução da inflamação gengival e é ainda mais grave, podendo levar até à perda permanente dos dentes, pois se espalha pelos tecidos que os sustentam.

Mantenha uma boa higienização bucal e visite o dentista regularmente, assim você evita problemas muito mais sérios.

Sensibilidade

A sensibilidade é muito comum e pode ser causada por diversos motivos como: desgaste do esmalte dentário, retração da gengiva, bruxismo, retirada de aparelho ortodôntico, traumas, entre outros.

Na hora da higiene bucal, utilize escovas com cerdas mais macias, sem colocar pressão, e utilize cremes dentais específicos para sensibilidade dentária. Existem diversos tratamentos que você pode fazer no consultório, então procure seu dentista pois só ele pode indicar o melhor para o seu caso.

Bruxismo

O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes involuntariamente e geralmente acontece durante o sono. Ele pode ser provocado por problemas de encaixe nos dentes ou estresse e gera uma forte tensão na articulação e no músculo, o que pode causar, além da dor de dente, fortes dores de cabeça.

O tratamento pode ser feito por meio de placa de bruxismo, correção da mordida, entre outros, mas somente o dentista poderá analisar e fazer o tratamento adequado.

Abscesso dentário

É uma infecção bacteriana que formam bolsas de pus na região da raiz do dente. O abscesso pode ser causado por cáries não tratadas ou por quebra ou fratura no dente que facilita a infecção pelas bactérias.

O tratamento requer uma drenagem do abscesso que deve ser feita por um dentista. Caso não seja tratada, ela pode se tornar uma infecção crônica e atingir outras partes do corpo.

A maior prevenção das dores de dente é se consultar regularmente com um dentista, pois somente ele poderá dar o diagnóstico e realizar um tratamento adequado e seguro.

Venha cuidar da sua saúde bucal aqui na Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial. Temos profissionais preparados para melhor te atender. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Compartilhe: