Dormir com a boca aberta pode trazer muitos malefícios e pode indicar problemas com a sua saúde. Algumas alterações fazem com que a respiração pela boca aconteça, como desvio de septo, processos infecciosos ou inflamatórios, entre outras.

Mas quais os problemas que podem ser causados e o que faz uma pessoa dormir com a boca aberta? Continue lendo este artigo que vamos tirar as suas dúvidas sobre esse assunto.

O que faz com que algumas pessoas durmam de boca aberta?

Geralmente isso ocorre porque há algum tipo de obstrução nasal que impede que a respiração aconteça pelo nariz, o que força a saída do ar pela boca, ou alterações anatômicas dos maxilares. Algumas das obstruções nasais mais comuns são:

– Gripes, resfriados e alergias como a rinite;

– Desvio de septo nasal;

– Hipertrofia da adenoide;

– Dentes grandes;

– Pólipos nasais; entre outras.

Quais os problemas de se dormir de boca aberta?

Além do incômodo e de noites mal dormidas, dormir com a boca aberta pode trazer problemas para sua saúde, pois o ar não faz o caminho correto até chegar aos pulmões. Esse hábito aumenta o risco de:

– Infecções das vias aéreas como amigdalites, faringite, gripes, pneumonia, etc.;

– Apneia do sono e ronco: geram prejuízos para o organismo, além de atrapalhar o sono e a concentração para atividades diárias;

– Boca seca e mau hálito: além do ressecamento, a respiração pela boca estimula a proliferação de bactérias presentes na mucosa bucal e causam mau hálito;

– Cáries, desmineralização do esmalte e lesões dentárias, uma vez que as bactérias se multiplicam com mais facilidade;

– Alterações na mordida e na anatomia do rosto pela má formação dos dentes e posicionamento inadequado da língua que podem levar a perda óssea e dentária;

– Cansaço frequente, falta de ar e dificuldade na deglutição.

Como saber se durmo de boca aberta e como parar?

Para saber se você dorme com a boca aberta, há alguns sinais que você pode observar: boca e garganta ressecadas ao acordar, noites mal dormidas, infecções constantes como faringite, amigdalite e otite.

O tratamento deve ser feito com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, dentistas e fonoaudiólogos, pois é preciso identificar o que está causando o problema e como tratá-lo da forma correta.

Dicas para evitar dormir de boca aberta

Praticar a respiração pelo nariz

Ao longo do dia, observe a sua respiração e, caso respire pela boca, tente respirar conscientemente pelo nariz.

Posição para dormir

É mais provável que fiquemos com a boca aberta enquanto estamos de barriga para cima, então, à noite, deite-se de lado ou de bruços.

Faça limpeza regularmente na sua casa

A limpeza dos cômodos auxilia na diminuição dos quadros alérgicos, o que evita o congestionamento do nariz.

Tente manter uma rotina saudável

Durante a atividade física, seu corpo necessita de uma quantidade maior de oxigênio e isso faz com que seu organismo inale mais ar pelo nariz. Além disso, a gordura ao redor do pescoço pode comprimir as vias aéreas e impedir a passagem correta do ar.

Como você pode ver, dormir de boca aberta pode prejudicar muito a nossa saúde, portanto, fique atento aos sinais e vá ao dentista regularmente. Entre em contato conosco, pois será um prazer ajudá-lo!