Compartilhe:

Vários são os problemas relacionados aos nossos hábitos de vida, dentre eles a erosão ácida no dente é um exemplo. Sem os cuidados necessários, a condição pode se agravar. Dessa forma, conhecer os detalhes do problema, os principais sintomas e a forma de tratamento é algo fundamental.

Entenda o que é erosão ácida

Em síntese, por mais que o esmalte do dente seja a parte mais dura do corpo humano, ele está sujeito à ação dos ácidos provenientes da nossa alimentação e do nosso corpo.

A desmineralização da estrutura do esmalte é promovida por esses ácidos. Caso o processo continue, o esmalte é corroído gradativamente, de forma totalmente irreversível.

Assim, sem o esmalte, a parte mais interna e nobre do dente fica exposta e posteriormente, as lesões irão aumentar bem mais rápido do que o normal.

Erosão ácida causada por ácidos endógenos

Caso você ainda não saiba, os ácidos endógenos são os que são produzidos pelo corpo humano.

Em suma, uma das causas da produção de erosão ácida nos dentes é o que durante o período de mastigação, o meio bucal fica ácido, enquanto o esmalte sofre um início de desmineralização, porém, com o término da refeição, a saliva retorna com o cálcio e remineraliza todo o esmalte.

Além disso, pessoas com refluxo gástrico, podem causar a desmineralização do esmalte, já que ele é constituído por um ácido estomacal.

Erosão ácida causada por ácidos exógenos

Introduzindo uma breve explicação, os ácidos exógenos são aqueles que são provenientes da nossa alimentação.

Consumir alimentos cítricos como, por exemplo, limão e laranja, além de refrigerantes, vinagre, energéticos, entre outros, deixa os dentes expostos à erosão ácida.

Os períodos mais longos de exposição do esmalte à um meio bucal ácido, estimula a desmineralização.

Principais sintomas da erosão ácida

Um dos primeiros sintomas observados em pacientes com erosão ácida é a sensibilidade nos dentes.

Dessa forma, com a desmineralização, o dente fica desprotegido e bastante sensível à alimentos e bebidas geladas, quentes e doces.

Em síntese, outros sinais de fácil identificação são as lesões de esmalte na parte externa do dente, principalmente no lado da língua.

A partir daí, também podem surgir as lesões cervicais que são aquelas que estão localizadas na parte do dente mais próxima à gengiva.

Prevenção e tratamento

Primeiramente, o ideal é entrar em contato com um dentista confiável sobre o assunto e solicitar uma avaliação bastante criteriosa, em busca de sinais de uma possível erosão ácida.

Também é fundamental observar se você possui consumo exagerado de ácidos durante o dia, e se for, opte pela redução ou o uso de canudos para o seu consumo.

Outra recomendação é o uso preventivo de uma pasta de dentes com capacidade de fazer a proteção e recuperação de parte da estrutura.

Em conclusão, essas são as principais características, sintomas e formas de tratamento da erosão ácida. É importante você ficar atento a todos os detalhes e buscar o tratamento o quanto antes. Lembre-se de recorrer ao atendimento a um dentista que seja da sua confiança.

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer te ajudar!

Compartilhe: