Faceta de porcelana: conheça os detalhes do procedimento
Provavelmente você já ouviu falar que a faceta de porcelana é um procedimento eficaz, porém ficou na dúvida se deveria colocar ou não, certo?
Bom, se você pensa em deixar os dentes mais bonitos e melhorar de vez o seu sorriso, esse artigo foi produzido especialmente para você. Vamos apresentar os principais detalhes da faceta de porcelana e mostrar como o procedimento é realizado. Preparado ou preparada? Então leia o texto com muita atenção!
As diferenças entre a faceta de porcelana e a lente de contato
Muitos pacientes confundem esses tratamentos, antes de realizar qualquer um dos dois.
É importante ressaltar que as facetas de porcelana e as lentes de contato dental são restaurações de cerâmicas que são implementadas em cima da superfície frontal dos dentes, com o objetivo de recriar o sorriso de um jeito bem natural e harmonioso. Logo, os dois tratamentos são bem eficientes, porém possuem as suas particularidades.
A diferença entre a faceta de porcelana e a lente de contato está na espessura da cerâmica e no método de preparo do dente.
É importante você saber também que o nome ‘lente de contato dental’ geralmente é empregado nas facetas de cerâmicas ultra finas, ou seja, que possuem entre 0.3 a 0.5 mm. Por serem muito finas, as facetas ajudam o dente a não sofrer desgaste, assim grande parte da estrutura dental não sofrerá com danos e permanecerá intacta.
Em contrapartida, a lente de contato é diferente da faceta de porcelana, pois é mais espessa, ou seja, tem aproximadamente 7mm. O objetivo é fazer a correção efetiva dos defeitos maiores na colocação dental, no formato, ou no posicionamento dos dentes.
Detalhes do procedimento de encaixe da faceta de porcelana
É preciso mostrar quem não pode utilizar a faceta de porcelana: pacientes com uma grande perda estrutural dental saudável, que possuem fraturas ou trincas nos dentes, que possuem cáries, que estão em tratamento endodôntico ou que possuem bruxismo não tratado, além de outras situações.
Além disso, é fundamental que durante o processo de encaixe da faceta de porcelana, o paciente esteja com a saúde plena, ou seja, sem problemas como gengivite e outras doenças bucais. Também é importante que o paciente realize tratamentos prévios à preparação e colagem dos laminados, como, por exemplo, o clareamento bucal.
Quanto à manutenção, é importante que o paciente compareça às consultas de acompanhamento com o seu dentista, de forma regular, e evite hábitos que podem prejudicar a eficácia do tratamento, como, por exemplo, roer as unhas e morder objetos. Assim, as propriedades estéticas serão mantidas e você vai conseguir evitar a fratura das cerâmicas.
Está interessado ou interessada pelo tratamento? Venha para a Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial. Possuímos uma equipe inteiramente capacitada, aparelhos de última geração e seguimos todas as normas de segurança e recomendações sanitárias.
Entre em contato agora mesmo! Será um prazer atendê-lo!