Compartilhe:

Técnicas atuais e sofisticadas são cada vez mais utilizadas em um tratamento bucal eficiente. Um exemplo é o uso de facetas para os dentes. Ainda não conhece detalhes sobre esse tratamento? Então, faça a leitura do artigo e fique por dentro.

Afinal, o que são facetas?

Para quem ainda não conhece, as facetas são restaurações de cerâmicas, de 1 a 1,5 milímetros, aproximadamente. Em síntese, são instaladas ou cimentadas sobre a superfície frontal dos dentes.

A princípio, o procedimento possui a capacidade de remodelar o sorriso do paciente, deixando a face bem natural e harmoniosa.

Dessa forma, vale a observação: duas das grandes diferenças entre as facetas e as lentes de contato dental são: a espessura da cerâmica e a forma como o dente é preparado. Conhecer elementos de distinção entre elas é importante para você não as confundir.

A utilidade das facetas na odontologia

Na odontologia, as facetas possuem diversas formas de utilidade. Elas conseguem criar um sorriso bem mais harmônico ao rosto de cada paciente que realiza o procedimento.

Ela corrige formatos dentários inadequados, alterações de cor, imperfeições congênitas de formação do dente e a presença de diastemas (espaços entre os dentes).

A instalação das facetas nos dentes

Para confeccionar qualquer material laminado cerâmico, é preciso que seja realizado um desgaste da estrutura dental.

Dessa forma, o processo de restauração de cerâmica é bem encaixado e cimentado. Isso, independentemente de ser uma faceta mais espessa ou até mesmo uma lente de contato dental de espessura reduzida.

Em suma, o desgaste é feito através de uma broca diamantada. Depois, ele é polido com brocas ultrafinas e pontas especializadas para o processo de acabamento.

Após o dente ser preparado, é feita uma faceta provisória, que ficará até que as definitivas fiquem prontas para serem cimentadas ao dente preparado.

Em relação ao processo de preparo do dente e cimentação das facetas, tudo é feito sob anestesia local, para se evitar dor e desconforto.

Cuidados necessários com as facetas

Ao colocar facetas, alguns cuidados devem ser tomados. Por estarem cimentadas sobre os dentes naturais, elas dependem de uma boa higiene, além de uma manutenção efetiva, para ter longevidade.

Como dica de limpeza, é essencial usar escovas de cerdas macias e cremes dentais que não são abrasivos.

Também é fundamental evitar hábitos como roer as unhas e morder objetos. Assim, seguir essas recomendações ajudam a manter as propriedades estéticas das facetas. Dessa forma, o risco de fraturas será bem menor.

Em suma, outro cuidado primordial é optar por um dentista capacitado e de confiança, para a realização dessa técnica.

Em conclusão, as facetas podem ser excelentes aliadas para a harmonização do seu rosto. É um procedimento cada vez mais procurado, por proporcionar a elevação da autoestima.

Saiba que também somos referência na colocação de facetas. Entre em contato conosco e marque a sua consulta!

Compartilhe: