Compartilhe:

A tecnologia vem ajudando muito aos dentistas proporcionarem tratamentos estéticos cada vez melhores aos seus pacientes. Um procedimento que está sendo bastante utilizado é a colocação de Facetas e Lentes de contato dentarias. Com essa técnica você pode conquistar um belo sorriso em um curto espaço de tempo.

Para que você possa entender melhor o que são as Facetas e Lentes de contato dentárias, preparamos esse texto e assim, você vai poder conhecer essa tecnologia inovadora que pode melhorar consideravelmente a estética do seu sorriso. Confira!

O que são as Facetas e Lentes de contato dentárias?

Facetas e lentes de contato dentárias são pequenas estruturas que são fixadas na parte frontal dos dentes com um adesivo de excelente durabilidade. Elas podem ser feitas tanto em porcelana como em resina composta, e funcionam como uma espécie de capa do dente e seu objetivo é dar uma aparência mais harmônica e estética ao sorriso sem perder o aspecto natural aos dentes.

Para que servem?

As facetas e lentes de contato dentárias são indicadas para pessoas que desejam melhorar a aparência do seu sorriso em casos que os seus dentes apresentam um formato ou uma cor alterada. Como elas recobrem a parte dos dentes que fica exposta no sorriso, é possível fazer uma melhor harmonização dos dentes com a face e com a gengiva. Outra vantagem é que elas corrigem a coloração, deixando o sorriso mais branco e com uma aparência mais jovial e agradável. Sendo assim, é uma excelente forma de melhorar a estética facial e elevar a autoestima em casos onde ela foi perdida.

Qual é a diferença entre as Facetas e as Lentes de contato dentárias?

Ambas são basicamente a mesma coisa e possuem a mesma função que é recobrir os dentes para dar uma melhor aparência e contorno, facilitando inclusive a higienização. Contudo, a maior diferença entre elas é a espessura, pois as facetas têm entre 0,7 e 2,0 milímetros. Já as lentes de contato são, consideravelmente, mais finas, medindo entre 0,2 e 0,6 milímetros. Lembrando, que esses valores são uma média e podem variar de acordo com o material utilizado.

Para quem não é indicado estes procedimentos?

Em alguns casos não é indicado o uso de Facetas e Lentes de contato dentárias, desta forma o ideal é passar por uma avaliação do dentista para que ele possa avaliar a possibilidade ou não do tratamento. Veja abaixo quais são os casos que não possuem boa indicação:

  • dentes muito desalinhados;
  • mordida errada, que precise ser tratada com aparelhos ortodônticos previamente;
  • pessoas que sofrem de bruxismo descontrolado;
  • pessoas com dentes comprometidos por tratamento de canal.
  • dentes com grande perda de estrutura dentária.

Durabilidade

O tempo de durabilidade destes procedimentos pode ser bastante variável, mas se o paciente seguir à risca todas as recomendações do dentista elas podem durar décadas, do contrário, sua durabilidade fica reduzida. Para isso, é necessário ter uma boa higiene bucal, não roer unhas e hábitos parafuncionais, evitar alimentos de alta consistência nestes dentes e fazer visitas periódicas ao dentista.

O uso de Facetas e Lentes de contato dentárias é uma ótima opção para quem deseja conquistar um sorriso mais agradável. Porém, é importante que a colocação seja feita por um dentista com experiência nesse tipo de tratamento. Na Clínica Rodrigo Almada você recebe um excelente atendimento e os cuidados de uma equipe qualificada para realizar esse tipo de procedimento. Clique no botão abaixo e marque uma consulta para que possamos fazer uma avaliação.

Compartilhe: