Dor ao morder alimentos duros, sangramento na hora da escovação e vermelhidão. Esses são alguns dos sintomas vividos por quem está com a gengiva inchada, um problema comum, mas que incomoda bastante, não é mesmo?

A gengiva é um tecido mole que envolve os ossos que sustentam os dentes. Quando saudável, ela apresenta uma cor rosada. Contudo, se você reparar que elas estão mais vermelhas do que o normal, é porque está havendo uma inflamação que deve ser tratada.

Mas, fique tranquilo! Esse problema é resolvido com medidas simples e é justamente sobre isso que iremos falar hoje. Continue no texto para conhecer os principais fatores que contribuem para uma gengiva inchada e o que fazer nessa situação.

Gengiva inchada: conheça as principais causas

Todo o nosso corpo, assim como a cavidade oral, é colonizado por diversas bactérias. Em uma situação de equilíbrio a presença desses microrganismos não é notada. Por outro lado, algumas situações podem propiciar o aparecimento de infecções.

Se tratando de gengiva inchada, a causa mais comum é o quadro conhecido como gengivite. De modo geral, a principal causa são problemas na higiene bucal, seja uma escovação incorreta ou não uso do fio dental.

Com isso, ficam restos de alimento na boca, tornando esse ambiente ideal para a formação de placa bacteriana. O grande problema, é que quando essa situação ocorre, a higienização bucal fica mais difícil devido ao inchado, causando dor e sangramento.

Entretanto, outras situações podem alterar a saúde bucal causar o inchaço na região:

  • Dentes irregulares;
  • Alterações hormonais na gestação;
  • Alterações hormonais na adolescência;
  • Menopausa;
  • Uso de medicamentos, como fenitoína, ciclosporina, nifedipino e alguns contraceptivos;
  • Carência de vitamina C;
  • Infecções virais ou fúngicas;
  • Leucemia;
  • Lesões;
  • Fatores genéticos.

O que fazer em caso de inchaço gengival?

Na maioria dos casos, uma gengiva inchada está relacionada com a má higiene bucal. Sendo assim, a melhor medida para combater o quadro é realizar a escovação correta dos dentes e utilizar diariamente o fio dental.

Se os sintomas persistirem, é importante ir ao dentista. Gengivite é algo simples de ser tratado, mas se for negligenciado pode causar problemas graves. Isso ocorre porque as bactérias da boca podem cair na corrente sanguínea e prejudicar outros órgãos, inclusive o coração.

Se você é gestante, precisa tomar cuidado redobrado, pois descuido na saúde bucal pode causar parto prematuro! Portanto, não deixe de consultar um dentista assim que perceber alterações na gengiva. 

Se a região estiver muito inchada ou com grande formação placa bacteriana e tártaro, será necessário realizar a limpeza com o profissional, que inclui a raspagem, alisamento e polimento dos dentes.

Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de enxaguantes bucais específicos ou bactericidas tópicos. Em situações ainda mais severas, pode ser preciso realizar uma cirurgia para remover o tecido inflamado.

Como você pode ver, ter a gengiva inflamada pode ser um problema sério, para prevenir, capriche na higiene bucal. Se você está passando por isso, entre já em contato conosco para agendar uma consulta!