Compartilhe:

O invisalign é um aparelho feito sob medida para seus dentes, é totalmente transparente e removível. Com tantas pessoas em busca do sorriso perfeito o procedimento vem sendo cada vez mais procurado. Vamos tirar algumas dúvidas sobre o aparelho e dar algumas dicas básicas para escolher um bom dentista para iniciar seu tratamento Invisalign em BH.

Quais as principais vantagens? 

O Invisalign proporciona um conforto maior ao paciente, já que o aparelho é removível e pode ser tirado no momento da escovação e das refeições. A duração do tratamento também é menor com relação aos aparelhos tradicionais, e, além disso, o Invisalign não modifica a estética facial do paciente e nem o volume dos lábios, como os aparelhos fixos tradicionais fazem.

Quem pode usar o aparelho?

O aparelho é recomendado para crianças, adolescentes, adultos e idosos de todas as idades. Não existem restrições para o tratamento, porém, existem linhas específicas para o público de menor idade, chamada Invisalign First. Ela é a melhor alternativa para pacientes que estão em fase de crescimento.

Como é calculado o preço do Invisalign?

A partir de uma avaliação com o ortodontista é possível saber o valor do seu tratamento. Existem casos mais complexos que vão demandar um trabalho e recurso maior, podendo haver uma troca mais frequente dos alinhadores. Já em situações sem complexidade, o tratamento pode ser mais rápido e mais barato.

Por quanto tempo devo usar os alinhadores? 

O tempo diário de uso dos alinhadores deve ser de 20 a 22 horas, para que o resultado saia como o esperado, porém, casualmente ele pode ser usado por menos tempo. Vale lembrar que o Invisalign pode ser tirado para as refeições e escovações.

Posso dormir com o aparelho?

Por possuir uma boa aderência aos dentes, você pode dormir com o aparelho sem se preocupar se ele sairá da sua boca durante o sono. O Invisalign também auxilia quem sofre de bruxismo, evitando desgastes dentários durante o tratamento.

O procedimento dói?

 Ao usar o Invisalign, para que os dentes possam se movimentar, uma leve pressão é aplicada. Para algumas pessoas, a adaptação pode levar alguns dias para acontecer, enquanto para outros, ela costuma ser rápida e indolor. De maneira geral, essa pressão é menor que a dos aparelhos tradicionais, tornando o Invisalign mais confortável.

O aparelho muda a fala?

Por não causar grandes mudanças no dia a dia, o Invisalign é visto como o melhor tratamento ortodôntico. É normal nos primeiros dias que o paciente sinta um desconforto ao falar, porém, com o uso regular dos alinhadores o incômodo é logo superado.

Como é feito o tratamento?

De início o dentista irá escanear toda a sua boca com a ajuda do iTero, um scanner de alta precisão de uso exclusivo do ortodontista. Assim, será possível visualizar em 3D uma cópia dos seus dentes e da sua mordida. Além disso, o dentista irá corrigir o posicionamento dos dentes e você poderá ver antes de iniciar o tratamento qual será o resultado final.

Com as radiografias, fotos e molde em mãos, o dentista envia as informações essenciais para a Align Technology nos EUA, e após algumas semanas, o conjunto de alinhadores chegará e deverá ser trocado no tempo estabelecido pelo dentista. A partir disso, com as consultas recorrentes você vai ver e acompanhar em 3D a movimentação dos dentes, e ao concluir o tratamento, terá um ótimo resultado.

Pesquise

A primeira dica é simples, procure saber o currículo do seu dentista. Uma boa fonte de pesquisa é a internet, você pode procurar avaliações online, ver comentários nas páginas das redes sociais e consultar a página do CRO (Conselho Regional de Ortodontia) e da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia).

Veja se o dentista é cadastrado

O tratamento Invisalign só pode ser feito por dentistas devidamente credenciados pela própria fabricante do aparelho. Para que os profissionais sejam habilitados eles precisam passar por um intenso treinamento, só depois eles serão autorizados a aplicar o tratamento em seu consultório.

Não considere apenas o preço

Olhar apenas para o preço pode ser um terrível erro de quem procura um dentista. Quase sempre, em busca de um tratamento mais barato é deixado de lado a qualidade do serviço. O melhor a se fazer é encontrar um equilíbrio entre preço e qualidade, procurar sempre o serviço mais barato pode no fim das contas sair mais caro. Outra dica é pedir um orçamento detalhado, nele você vai ver o custo de cada serviço, assim fica mais fácil saber quanto está pagando por cada um dos procedimentos. O ideal é sempre buscar o serviço mais qualificado, o mais barato no fim das contas pode se tornar uma enorme dor de cabeça e pôr em risco seu dinheiro e os resultado do seu tratamento.

Busque informações com outros pacientes

Uma boa forma de saber o potencial do seu dentista, para a aplicação do tratamento invisalign, é colhendo outras opiniões. Há várias formas de saber a opinião de outros pacientes, primeiramente, veja os comentários nas redes sociais, como Facebook e até mesmo nas avaliações do Google, se eles forem positivos já será um bom começo. Visite o site da clínica e se for o caso, procure pessoas que iniciaram o tratamento e obtiveram bons resultados, pergunte a elas como foi o atendimento na clínica e a postura do dentista durante o processo.

Existem muitas opções no mercado, porém, é necessário pesquisar bem para fazer uma boa escolha. É preciso conhecer o profissional e ver todas as referências necessárias, assim você terá tranquilidade em todo o processo do seu tratamento Invisalign.

O Dr. Rodrigo Almada é graduado em Odontologia pela UFMG em 1995, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UEMG em 1998. É associado da ABOR há mais de 20 anos. Professor de Invisalign e Top Invisalign Doctor por várias vezes consecutivas, ou seja, possui ampla experiência na aplicação do tratamento Invisalign. Se você tem interesse em saber mais, entre em contato e marque uma avaliação.

Compartilhe: