Ir ao dentista na pandemia: entenda como você pode se consultar sem correr riscos
Vários tratamentos odontológicos podem correr riscos sem as devidas consultas e acompanhamento de um profissional. No entanto, mediante a crise na saúde pública com o surgimento do novo coronavírus, Covid-19, muitos se perguntam se devem e como ir ao dentista na pandemia.
Pensando em ajudar você, selecionamos neste texto as precauções que você precisa tomar e as recomendações que a clínica deve seguir para realizar consultas com segurança. Confira!
Recomendações aos profissionais de odontologia durante a pandemia
É muito comum que as consultas odontológicas sejam realizadas com contato direto com o paciente e, por isso, os consultórios devem tomar ainda mais cuidados para garantir a proteção contra o novo vírus. Algumas das principais cautelas são:
- uso de máscara profissional N95 ou máscara comum (desde que seja feita a troca a cada 2 horas);
- é imprescindível também manter outros EPis (Equipamentos de Proteção Individuais), como jaleco, luvas e protetores faciais;
- deve-se desinfectar todos os materiais e espaços que foram usados para um novo atendimento;
- manter distância e evitar o contato por meio de beijos, abraços, aperto de mãos e conversas próximas;
- manter as mãos sempre higienizadas a cada novo atendimento, antes e depois;
- limpeza e higienização constantes do consultório.
Cuidados que você deve tomar ao ir ao dentista na pandemia
Além dos cuidados que a clínica precisa tomar, você também deve seguir todos os protocolos de proteção contra o Covid-19. O principal passo é seguir as recomendações gerais da OMS (Organização Mundial de Saúde):
- lave as mãos com frequência e use sabão ou álcool em gel 70%;
- mantenha distância segura de outras pessoas;
- use máscara;
- cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar.
Outros cuidados que você precisa tomar para ir ao dentista na pandemia são:
- Seja pontual:
Um ponto que precisa considerar é a pontualidade. Uma vez agendado, tente cumprir o horário para evitar aglomerações com a espera no consultório.
- Não vá com acompanhantes:
Se a aglomeração é um risco, o melhor é evitar levar alguém com você para as consultas e ajudar a diminuir o movimento nos espaços de espera.
- Analise os protocolos e cumprimentos:
Se você quer ir ao dentista com segurança, primeiro deve ter a garantia de que a clínica está seguindo todos os protocolos de proteção. Para isso, analise as condições de higiene do ambiente e verifique o uso de máscaras, luvas, protetores faciais, jalecos, etc.
Riscos de ir ao dentista na pandemia sem os devidos cuidados
Sabemos que o Covid-19 se espalha pelas substâncias que expelimos ao falar e tossir, por exemplo. Ao inalar ou tocar superfícies em que há partículas contaminadas, as pessoas podem se infectar. E isso pode acontecer com aglomerações e falta de cuidados dos pacientes, bem como dos profissionais.
Em resumo, deixar de ir ao dentista durante a pandemia pode acarretar em sérios riscos para a saúde bucal, principalmente para quem se encontra com dores de dente ou em tratamentos. Por isso, o ideal é agendar a sua consulta em uma clínica de confiança, que preza pela saúde dos pacientes e segue todos os protocolos de proteção.
Agora, se você está precisando de assistência odontológica durante a pandemia e não sabe aonde ir, venha para a Clínica Rodrigo Almada Ortodontia e Estética Facial, que segue todas as recomendações de higienização que são impostas e opera com total segurança. Agende já a sua avaliação!