Compartilhe:

Existem procedimentos importantes que auxiliam diretamente na restauração dos dentes. Conhecê-los é fundamental para que a sua saúde bucal esteja em dia. Um dos procedimentos é a lente de contato dental.

Trata-se de um laminado extrafino que é colocado sobre a superfície externa dos dentes. No caso é coberto apenas a frente do dente, denominada região vestibular. A técnica pode proporcionar grandes melhorias na forma e na cor em um curto espaço de tempo.

O material utilizado para a fabricação é o dissilicato de lítio, considerado mais resistente que que as porcelanas tradicionais. Portanto, a técnica pode ser realizada em várias espessuras, inclusive as extremamente finas. Estas, recebem o nome de lentes de contato.

A lente de contato dental é indicada em quais casos?

O uso das lentes de contato bucal é indicado para casos bem específicos, como por exemplo, formato de dente inadequado; cor indesejada; tamanho irregular e correção da posição dos dentes.

Elas são indicadas para a maioria das necessidades de reparo na estética dos dentes. A grande vantagem é que o desgaste é leve e apenas na parte da frente do dente.

Afinal, como é feita a colocação da lente de contato dental?

Em relação ao paciente, o procedimento para a colocação das lentes é bastante simples, porém é um pouco complexo para a execução do dentista. O encaixe exige bastante precisão, para que o dente que será colocado ao lado também fique de uma maneira perfeita.

Várias sessões são necessárias para a colocação das lentes de contato. Na primeira é realizado o planejamento do procedimento. Depois, o dentista prepara os dentes em resina bisacrílica. Após os procedimentos, é feita uma consulta para avaliar como ficarão os dentes de dissilicato de lítio.

Se o desgaste no dente for muito leve, a anestesia não é necessária. Porém, se o paciente precisar de reparos bem mais profundos e complexos, principalmente os que atingem à dentina, a anestesia é sugerida para que o desconforto seja evitado.

Duração da lente de contato

As lentes de contato bucal possuem duração por muitos anos. O procedimento só vai ser refeito se durante o período ocorrer uma retração periodontal.

Com isso, uma falha na cimentação pode acontecer e manchas começaram a aparecer. Portanto, nesses casos a reparação é indicada.

Colocar uma lente de contato bucal pode ser bastante benéfico e interessante pra você que busca um melhor alinhamento dos dentes. A estática é importantíssima. Ter a autoestima elevada é primordial. Você merece ter o sorriso que sempre desejou.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog. Outros conteúdos podem te auxiliar a escolher o melhor procedimento. Fique de olho! Em caso de dúvida ou sugestão, entre em contato conosco!

Compartilhe: