Mastigar errado: esse problema pode causar a perda dos dentes?
A mastigação é uma ação tão comum que muitas pessoas não reparam quando a praticam de forma incorreta. O problema é que o simples fato de mastigar errado pode causar complicações e um consequente comprometimento da saúde bucal.
Em primeiro lugar, é importante entender que, apesar de parecer simples, a mastigação é a função mais importante do sistema estomatognático, composto, em linhas gerais, pela cavidade oral e os músculos e articulações da face. Afinal, é ela que inicia o processo da digestão dos alimentos.
Neste sentido, quando realizada de forma errada, a ação tende a causar algumas falhas no processo, podendo trazer problemas para além dos dentes.
Mastigar errado x unilateralidade
O erro na mastigação está relacionado à ausência de um equilíbrio na força e na bilateralidade. Ou seja, é o que os dentistas chamam de mastigação unilateral, que acontece apenas de um lado da arcada dentária.
Esse hábito incorreto pode estar ligado a diferentes fatores, como distúrbios de crescimento, transtornos parafuncionais, respiração bucal, dentes tortos, má oclusão, falta de dentes, dentre outros.
Mastigar errado pode causar perda dos dentes?
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a saúde bucal vai muito além de um sorriso alinhado e bonito. Assim, quando mastigamos de forma incorreta – e insistimos neste erro, a tendência é sobrecarregar alguns dentes e deixar enfraquecidos.
É importante mencionar, no entanto, que a mastigação incorreta pode trazer outros desafios e complicações, dentre as quais podemos destacar:
- Disfunções na ATM (Articulação Têmporo-Mandibular);
- Deficiência de nutrientes no organismo;
- Dores nos músculos faciais;
- Dor de cabeça;
- Problemas de digestão;
- Ganho de peso;
- Desgaste dos dentes;
- Retração na gengiva;
- Outros
Como evitar a mastigação incorreta?
De fato, mastigar é um ato instintivo e praticamente automático. Mas, é fundamental prestar atenção em como estamos realizando os movimentos. Além de ajudar a melhorar a relação com a alimentação, a ação ajuda a identificar qualquer erro durante a mastigação.
Neste sentido, idealmente devemos deixar os alimentos ocuparem os dois lados da boca, na chamada mastigação bilateral. Com isso, todos os dentes desempenham a sua função corretamente e evita-se a sobrecarga.
Mas, se você está no time das pessoas que estão mastigando de forma incorreta, é importante tratar o problema o quanto antes. A boa notícia é que atualmente existem diversos tratamentos que ajudam a solucionar a disfunção de forma eficaz.
Para isso, é preciso a avaliação de um profissional especializado, que seja capaz de identificar e indicar o melhor tratamento.
Agora que você já sabe que o simples fato de mastigar errado pode causar a perda dos dentes, que tal aproveitar para agendar a sua consulta de rotina? A prevenção é o melhor remédio e um bom dentista pode ajudar a evitar que o problema aconteça e/ou avance.