Compartilhe:

Uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença para o seu dia e sua saúde. Afinal, é preciso recuperar bem a noite para ter disposição para realizar as tarefas do cotidiano. Apesar disso, muitas pessoas possuem dificuldades para dormir devido a diversos problemas. A odontologia do sono é uma área que cuida de problemas que podem afetar o descanso noturno.

Por isso, vamos explicar nesse texto os principais conceitos da odontologia do sono. Também abordaremos como ela pode melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas que possuem problemas para dormir.

O que é a odontologia do sono?

Essa é uma área odontológica que tem como objetivo tratar diversos tipos de distúrbios do sono em conjunto com outros profissionais, tais como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros.

Nos dias atuais, esse tipo de problema afeta grande parte da população e pode trazer muitas consequências para quem sofre de falta de produtividade, cansaço e perda de atenção.

Na maior parte das vezes, os distúrbios tratados pela odontologia do sono são apneia obstrutiva, ronco e bruxismo. Esses problemas podem se manifestar em pessoas de qualquer idade e implicam diretamente na qualidade de vida.

Como funciona? 

A odontologia do sono é praticada em um consultório de um dentista que possui conhecimento específico na área. É necessário marcar uma consulta para que o profissional possa fazer uma avaliação clínica e normalmente, é necessário um estudo mais profundo e a realização de alguns exames laboratoriais.

O ronco é um dos problemas do sono mais frequentes, nos casos mais simples a solução pode ser o aparelho odontológico que realiza o avanço da mandíbula. Isso é feito através da confecção de um aparelho intraoral que auxiliam o aumento das vias aéreas.

Já o diagnóstico da apneia é feito através de exames complementares para maior precisão no tratamento. A polissonografia é um dos exames mais precisos, pois monitora o sono do paciente identificando a causa do problema. Assim, é possível identificar se existe alguma obstrução das vias aéreas, sendo a principal causa da apneia.

O bruxismo do sono é caracterizado pelo fato do paciente apertar ou ranger os dentes ao dormir. O principal tratamento é a colocação de placas que evitam que os dentes tenham contato, protegendo o esmalte e evitando o desgaste. Alguns alinhadores ortodônticos, como o Invisalign, podem ser utilizados temporariamente para os pacientes que apresentam o bruxismo e precisam de fazer o tratamento ortodôntico. 

Principais vantagens da odontologia do sono 

A odontologia do sono é uma especialidade que pode auxiliar a qualidade de vida que você tanto busca. Deste modo, é possível ter uma boa noite de sono que dará a energia necessária para a sua rotina do dia a dia. Para as pessoas que dividem o quarto com outras pessoas, a odontologia do sono traz mais tranquilidade no ato de dormir, já que reduz os problemas sociais que podem existir.

A Clínica Rodrigo Almada pode ajudar você a ter uma noite tranquila. Somos especialistas em odontologia do sono e nossa equipe é preparada para resolver diversos distúrbios. Entre em contato conosco e marque uma avaliação para analisarmos o seu caso.

Compartilhe: