Compartilhe:

Duas áreas da saúde que se completam e formam uma parceria de bastante importância, é a Ortodontia e a Fonoaudiologia. Muitos não imaginam esta relação, porém, nunca é demais ressaltar que são especialidades muito importantes, tanto para quem cuida da sua saúde bucal, quanto para quem se preocupa com a qualidade das suas funções bucais, como a fala, mastigação e deglutição.

Ambas funcionam como uma engrenagem e trabalham juntas. São especialidades totalmente relacionadas, mas com diferentes propostas terapêuticas. 

Ficou curioso? Neste post você vai saber como funciona o trabalho entre estas duas áreas, a importância da atuação em conjunto e em quais situações o acompanhamento simultâneo com profissionais é indicado. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto abordado.

Como ocorre o trabalho coletivo?

O trabalho coletivo entre a ortodontia e a fonoaudiologia é bem simples. Ambas buscam o restabelecimento das funções da fala, da mastigação e da deglutição. 

Os dois campos de conhecimento tendem a se ajudar de uma maneira efetiva quando o ortodontista e o fonoaudiólogo conseguem identificar as necessidades especificas do paciente e que na maior parte das vezes, está totalmente relacionada.

A fonoaudiologia e a ortodontia realizam importantes tratamentos em conjunto, com o objetivo de corrigir os desvios das funções do sistema muscular da face e da boca e o tratamento é realizado no intuito de gerar um equilíbrio miofuncional e dentário.

Em quais casos o acompanhamento simultâneo é indicado?

Existem várias situações em que é necessária a atuação da ortodontia e da fonoaudiologia. Uma delas é quando a língua compromete a dentição. Durante a fala ou deglutição, a língua pode empurrar os dentes de uma forma excessiva e pode prejudicar o posicionamento dos dentes na arcada dentária, causando uma separação excessiva dos dentes, denominada mordida aberta. No caso em específico é essencial que o tratamento seja acompanhado por um fonoaudiólogo, porém, o trabalho do ortodontista é essencial na produção de aparelhos que ajudem no reposicionamento adequado da língua.

Outro caso comum que pode motivar a atuação coletiva da ortodontia e da fonoaudiologia é a respiração bucal, a qual é responsável por causar uma alteração no crescimento nos ossos e músculos da face. 

Qual a importância de buscar profissionais que trabalhem em conjunto com às duas áreas?

É válido lembrar que nunca é tarde para buscar um sorriso alinhado e bonito, além de falar, mastigar e ter uma boa respiração, todos eles são elementos importantes e estão relacionados à saúde, a estética e ao bem-estar.

Para isso é sempre bom contar com profissionais sérios e especializados para que o paciente receba o melhor tratamento. E a Clínica Rodrigo Almada conta com profissionais competentes e especializados com os aparelhos ortodônticos mais modernos para cuidar do seu sorriso e da sua saúde bucal e com a atuação brilhante da Dra. Karina Gesualdi, fonoaudióloga especialista em Motricidade Oral. Entre em contato e agende uma avaliação.

 

Compartilhe: