Os principais problemas ortodônticos
Diariamente, centenas de pessoas entram nos consultórios em busca de um tratamento adequado para seus problemas ortodônticos. Afinal, o mal posicionamento dos dentes não afetam apenas a estética, mas também a mastigação e a fala.
Causados por traumas ou traços genéticos, essas diferenças devem ser tratadas corretamente e o mais rápido possível, a fim de evitar que a situação piore e se torne ainda mais complexa e desafiadora.
De um modo geral, grande parte dos problemas são fáceis de cuidar e tem um resultado mais eficiente quando tratados na fase de crescimento, motivo pelo qual as consultas preventivas com o dentista são tão fundamentais desde o nascimento.
Conheça os problemas ortodônticos mais comuns
É inegável que os problemas ortodônticos estão presentes no dia a dia de muitas famílias e que o tratamento precoce e correto são a chave para um sorriso mais alinhado e bonito. Mas, você conhece os principais tipos de problemas ortodônticos?
- Apinhamento dentário: muito comum, o apinhamento dentário se dá quando a pessoa tem mais dentes do que sua arcada dentária consegue acomodar. Ou seja, o maxilar torna-se pequeno para todos os dentes ali presentes.
- Mordida aberta: como o próprio nome sugere, a mordida aberta se refere à dificuldade de dentes superiores tocarem os dentes inferiores, mesmo estando com a boca fechada.
- Mordida cruzada: este é provavelmente o problema mais comum e que mais afeta o dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando a arcada de cima dos dentes não se encaixa perfeitamente com a de baixo, fazendo uma espécie de cruzamento. Um ponto importante, contudo, é que esse tipo de problema pode estar relacionado à genética, mas também à respiração pela boca, à perda precoce de dentes de leite ou o uso intenso de chupeta e mamadeiras.
- Diastema: a falta de dentes ou o grande espaço entre eles é conhecida como diastema, uma falha comum e de fácil correção. O problema pode estar relacionado a questões genéticas ou má formação dos dentes.
- Mordida Profunda ou Sobremordida: esse tipo de má oclusão dentária é caracterizado pela presença de dentes na arcada superior, que cobrem em excesso os dentes da arcada inferior.
Como tratar os principais problemas ortodônticos
De um modo geral, os problemas podem ser tratados com o auxílio de aparelhos ortodônticos, fixos ou móveis, desenvolvidos especialmente para cada situação específica. O tempo de utilização, assim como a frequência de manutenção, varia de acordo com a necessidade e gravidade do problema, sendo a decisão responsabilidade do dentista.
Além disso, é importante notar que em casos mais graves, pode haver a necessidade de extração e substituição dos dentes, bem como realização de cirurgias ou utilização de lentes de contato dentária.
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que há muitas causas e fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento dos problemas ortodônticos, de traumas à genética e perda prematura dos dentes de leite.
Para garantir o tratamento adequado, é importante contar com o suporte de um dentista altamente especializado. A prática aliada ao conhecimento teórico confere ao profissional a capacidade de avaliar, indicar e realizar o tratamento ortodôntico de forma correta e eficiente.
Agora que você já conhece os principais problemas ortodônticos, que tal aproveitar para marcar a sua consulta de avaliação?