Uma das principais questões de quem está sempre buscando melhorar a estética e saúde bucal é com relação à cor dos dentes. Afinal, por que os dentes ficam amarelos? Sem dúvida, isso é um pesadelo, já que o que você procura é manter a boa aparência deles, certo?

Mas, você sabia que nem sempre o amarelamento dentário é culpa do café ou do cigarro? Há outras situações que podem acarretar nesse problema. E é por isso que selecionamos aqui, neste texto, os principais motivos de como os dentes ficam amarelos para que você possa se prevenir. Confira!

Como os dentes ficam amarelos?

A mudança da coloração dental acontece quando há alteração na cor do esmalte, mas também pode ser devido a uma alteração da dentina, que fica na parte interna dos dentes. O esmalte dos nossos dentes é transparente, e caso a dentina fique amarelada, logo os dentes também ficarão amarelados.

Há diversos fatores externos que podem provocar a alteração da cor dos dentes. Por isso, antes de decidir pelo clareamento dentário, é preciso entender o motivo que provocou o amarelamento.

Por que os dentes ficam amarelos?

Veja os principais motivos:

Motivos genéticos

Este é um motivo que muitas vezes é desconsiderado quando o assunto é por que os dentes ficam amarelos. No entanto, doenças congênitas, como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, por exemplo, podem provocar alteração no esmalte ou na dentina, o que influencia na cor dos dentes.

Infelizmente, essas causas genéticas são mais difíceis de serem controladas, uma vez que não possuem medidas preventivas. Nesse caso, é preciso focar no tratamento.

Má higiene

Um dos principais motivos de como os dentes ficam amarelos é quando há má higiene bucal. O acúmulo de restos de comida e de placa bacteriana prejudicam o esmalte dos dentes. Uma forma simples de contornar isso é respeitando os dois minutos indicados para a escovação, seguindo as técnicas recomendadas.

Além disso, o uso excessivo de flúor e produtos branqueadores sem supervisão também prejudicam sua cor natural.

Consumo de tabaco

Este talvez seja o motivo mais conhecido sobre como os dentes ficam amarelos.  O tabagismo, como cigarros e charutos, além de ser responsável por agressões à saúde geral, prejudica e muito a saúde bucal, sem importar a quantidade de vezes que é utilizado.

Pessoas fumantes estão mais propícias a ter o amarelamento dentário, uma vez que o alcatrão e a nicotina presentes no fumo são causadores de manchas amarelas nos dentes.

Alimentação e bebidas

Sim, o café pode afetar a coloração dentária, mas não é o único. Afinal, quaisquer bebidas e alimentos com corantes podem prejudicar a cor dos dentes.

Exemplos de produtos que contribuem para o quadro são: chocolate, chás, vinhos, refrigerantes, molhos prontos, entre outros.

Tratamentos e erosão dentária

Alguns medicamentos, como antibióticos, anti-histamínicos, remédios para hipertensão e antipsicóticos são alguns exemplos que podem ser responsáveis por como os dentes ficam amarelos.

Além disso, a erosão dentária também deve ser considerada. Isso porque se trata de uma doença bucal que corrói o esmalte dos dentes, processo que acaba por expor mais a dentina. Nesse caso, é preciso de tratamento para obter melhora.

Agora que você já entendeu como os dentes ficam amarelos, saiba que a Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial preza muito pela saúde bucal de seus pacientes. Valorize o seu sorriso e entre em contato agora mesmo para agendar a sua consulta!

 

______________________________________