Compartilhe:

Dentes brancos, saudáveis e bem alinhados chamam a atenção e podem abrir muitas portas, inclusive profissionais. Mas talvez o que você não saiba, é que dentes tortos ou apinhados na boca podem acarretar em problemas na fala. Por isso, quanto mais cedo esse problema for corrigido, melhor. Saiba mais sobre esse assunto.

Mas como a má posição dos dentes traz problemas na fala?  

Além de não trazerem aquela harmonia estética, o que pode deixar você insatisfeito com o seu sorriso e com uma baixa autoestima, os dentes tortos ou mal posicionados na boca interferem em todas as funções do sistema estomatognático, que é composto de ossos, músculos, dentes, mucosa e nervos. Por isso, com a alteração da posição dos dentes, o surgimento de problemas na fala pode ocorrer.

Alguns hábitos orais inadequados contribuem para agravar o problema

A posição incorreta dos dentes pode ter diversas causas. Mas alguns hábitos considerados pouco saudáveis podem agravar ainda mais a situação, acarretando em problemas na fala. Chupar o dedo ou chupeta durante muito tempo pode contribuir para o posicionamento incorreto dos dentes na boca.

Pelo fato da criança fazer isso de forma constante e, muitas vezes, por várias horas seguidas, esse péssimo hábito pode ocasionar em problemas dento-maxilares. A gravidade e o tipo de má oclusão (dentes tortos) tem relação direta com a frequência, intensidade e o tempo de duração do hábito.

O papel dos pais é fundamental

Para a criança não se tornar um adulto com problemas na fala, a supervisão dos pais é extremamente importante. Eles devem orientá-la para que ela abandone de vez o hábito de chupar dedo ou chupeta, de uma vez por todas.

O grande desafio é fazer o pequeno entender que, se ele não parar de fazer isso, seus dentes podem ficar tortos e sua fala comprometida. Trabalhar na conscientização da criança para que ela abandone para sempre esse hábito, nem sempre é fácil, mas deve ser feito.

Ortodontia é o tratamento mais adequado para se evitar problemas na fala

O tratamento para se evitar problemas na fala vai depender da gravidade da situação. Se a criança já tiver muitos dentes tortos na boca, é necessário o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais durante um período. Somente dessa maneira, as funções orais, principalmente a fala correta, serão devidamente reestabelecidas.

Antes de mais nada, deve-se fazer um completo diagnóstico com um ortodontista experiente. Dependendo da complexidade, a intervenção de um fonoaudiólogo também pode ser necessária. Esse profissional vai auxiliar a criança a abandonar hábitos nocivos que podem prejudicar a fala, além de reduzir possíveis inadequações musculares, oclusais e funcionais.

Conclusão

Agora que você sabe como a má posição dos dentes pode acarretar em problemas na fala, não deixe a situação se agravar ainda mais e leve seu filho(a) para fazer uma avaliação na clínica Dr Rodrigo Almada. Aqui, nós oferecemos o tratamento ortodôntico ideal para adultos e crianças. Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.

Compartilhe: