Prótese Protocolo: o que é, como se faz o procedimento e quais são os benefícios
Você provavelmente já deve ter visto vídeos de alguém de idade que estava falando e de repente a dentadura “escapuliu”? Pois é, a perda de dentes e o uso de dentadura proporcionam muita insegurança.
Entretanto, resolver esse problema atualmente é mais fácil. Esse é o papel da Prótese Protocolo, proporcionar um sorriso seguro e fixo.
Pensando nisso, trouxemos esse artigo para explicar como a Prótese Protocolo funciona. Confira!
Prótese Protocolo, o que é?
A prótese protocolo é um modelo de implante dentário fixo, indicado para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada.
Ela é uma solução moderna que visa a reabilitação oral do paciente, funcionando como uma dentadura fixa, composta por 12 dentes presos em uma única estrutura parafusada sobre 4 a 6 implantes.
Diferença da prótese protocolo para a dentadura convencional
A diferença da Prótese Protocolo para a dentadura convencional é que ela não se apoia sobre as gengivas e mucosas, e por ser fixa ela também não apresenta mobilidade ao falar ou mesmo mastigar, evitando quaisquer constrangimentos que a prótese removível comum possa causar.
Quais as vantagens e desvantagens da prótese protocolo.
A prótese protocolo proporciona inúmeras vantagens sobre a prótese convencional. Veja abaixo quais são:
Vantagens da prótese protocolo:
Mais estabilidade: quando o paciente opta por usar dentadura, ocorre um definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeiam o dente, uma vez que não há nada que sustente a região afetada e o osso responsável pela sustentação dentária parou de receber estímulo.
Neste sentido, a prótese protocolo fixa o implante no osso, e proporciona estabilidade à prótese, interrompendo o processo de reabsorção óssea e tornando a adaptação mais tranquila.
Mais segurança: A prótese fica fixa no maxilar, dando segurança e liberdade para o paciente poder mastigar e sorrir com tranquilidade, podendo se alimentar normalmente.
Fácil de higienizar: Com a prótese tipo protocolo, não há necessidade de tirá-la para higienizar. A limpeza bucal é realizada como se o paciente ainda tivesse os dentes, sendo necessário usar o fio dental, escovação três vezes ao dia, e completar a higienização com escovas interdentais a fim de limpar os espaços que a escova convencional não alcançou.
Além disso, a prótese fixa não machuca as gengivas aos mastigar; tem durabilidade elevada e os resultados estéticos são mais assertivos;
Qual é o material com que a Prótese Protocolo é feita?
A Prótese Protocolo pode ser feita com dois materiais: dentes de porcelana ou resina. A saber a diferença entre os materiais está na durabilidade, resistência, investimento e estética.
Como é o tratamento com Prótese Protocolo?
O tratamento com prótese protocolo é dividido em duas etapas. A primeira parte é a instalação dos implantes dentários nas arcadas dentárias. Essa etapa exige alguns meses de espera até que os dispositivos instalados estejam integrados ao osso.
A segunda etapa do tratamento é a instalação da prótese dentária definitiva. Leva cerca de 21 a 30 dias, e requer entre quatro a cinco consultas para que a dentadura fixa seja instalada, substituindo a dentadura provisória que é utilizada enquanto os implantes dentários vão se integrando ao osso.
Onde realizar o tratamento?
A Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial possui uma equipe inteiramente capacitada, aparelhos de última geração e seguimos todas as normas de segurança e recomendações sanitárias.
Entre em contato conosco e faça sua avaliação.