Compartilhe:

O aparelho ortodôntico é uma maneira eficaz para melhorar a harmonização entre as arcadas dentárias, trazendo um novo sorriso ao paciente. Seja por objetivos estéticos ou funcionais, esses tipos de tratamento normalmente são iniciados na infância, porém, a condição de cada um deles deve ser analisada particularmente.

Nesse post você vai entender qual a idade ideal para colocar o aparelho ortodôntico.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Qual a idade ideal?

A idade ideal para colocar o aparelho ortodôntico varia de acordo com o problema encontrado, esse sendo avaliado pelo próprio ortodontista. Para isso, a primeira avaliação deve ser feita quando ainda criança, entre os 5 e 7 anos de idade, quando já se consegue verificar uma série de alterações importantes na dentição da criança.

Nessa fase já se pode identificar, por exemplo, se há algum problema em relação ao espaço para os dentes. Mesmo assim, é necessário ter cuidado antes de qualquer ação do ortodontista, já que nessa idade também começam a aparecer os primeiros dentes permanentes que podem ser prejudicados se houver um erro de avaliação.

Como identificar a necessidade do aparelho?

A identificação não deve ocorrer somente quando os dentes estiverem tortos ou desalinhados, quem deve identificar se há realmente a necessidade do uso do aparelho, seja qual for o tipo é o seu ortodontista. Por isso é tão significativo que a criança faça o acompanhamento desde o surgimento dos primeiros dentes.

Dessa forma, é possível identificar o surgimento de alguma anomalia em seu início. Do contrário, adiar um tratamento pode agravar o problema ortodôntico e muitas vezes exige um tratamento muito mais agressivo que o necessário.

Como funciona e qual o tipo de aparelho ortodôntico usar?

Apesar dos diversos tipos de aparelhos ortodônticos, todos eles cumprem as mesmas funções e tem como finalidade central mover os dentes, alterando o crescimento das arcadas dentárias através de uma pequena pressão sobre os ossos e dentes.

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos para crianças, todos variando seu uso de acordo com o objetivo. Alguns exemplos atuais são:

Só em crianças o aparelho ortodôntico traz resultados?

Pelo contrário, não existe uma idade limite para se usar o aparelho ortodôntico e ter os resultados esperados. Adultos e idosos podem se beneficiar a partir do uso do aparelho sem problemas. Porém para isso, é necessário passar por uma avaliação criteriosa antes de dar início ao tratamento.

É valido lembrar que nunca é tarde para se buscar um sorriso alinhado e bonito.

Contar com profissionais sérios e especializados é muito importante para deixar a saúde bucal do paciente da melhor forma possível. Para isso, a Clínica Rodrigo Almada conta com profissionais especializados e com os aparelhos mais modernos para cuidar do seu sorriso.  Entre em contato e agende uma avaliação.

Compartilhe: