Relação entre saúde bucal e coronavírus: redobre os cuidados para sua prevenção
Durante a pandemia do novo coronavírus que assola o mundo, os dentistas estão liberados para atuarem, prosseguindo com tratamentos relacionados a alívio da dor e infecção de pacientes. Com base nisso, eles orientam que manter uma boa higiene bucal durante a pandemia é fundamental.
Hoje iremos te explicar a relação entre saúde bucal e coronavírus. Desde já, alertamos: até a publicação deste artigo, não existe método para o combate efetivo do COVID-19. Portanto, o que iremos apresentar são dicas de limpeza bucal que podem te ajudar!
A importância de uma boa higiene bucal durante a pandemia
No artigo de hoje você vai saber porque manter uma boa higiene bucal é fundamental neste período.
Em síntese, o coronavírus infecta as células, nas vias aéreas e nos pulmões, ao contrário dos vírus da gripe que começam com o nariz e a garganta.
Além de partículas minúsculas inaladas no ar, o coronavírus chega a essas células através de fluido no nariz ou pela garganta e desliza pela traqueia. Dessa forma, é fundamental manter a boca e a garganta livres de patógenos infecciosos durante o dia e antes de dormir à noite – período em que ocorre o maior índice de aspiração.
Medidas de higiene bucal para diminuir a exposição pessoal ao coronavírus
Para diminuir a exposição pessoal ao coronavírus você deve ter bons hábitos de higiene oral e geral.
Quanto a higiene oral, escove bem os dentes e sempre faça o uso do fio dental. Também é imprescindível limpar a língua, bochechar e gargarejar duas vezes, fazendo uso de um antisséptico bucal.
Como o vírus é vulnerável à oxidação, é recomendável o enxágue bucal com a presença de agentes oxidantes, com peróxido de hidrogênio, contudo esta prática não deve ser utilizada por muito tempo, já que poderia causar efeitos colaterais.
Quanto a higiene geral, é importante dizer que você deveria evitar levar a mão ao rosto antes de lavá-la corretamente. Os olhos, o nariz e a boca são portas de entrada para o novo coronavírus, além de outros germes que podem prejudicar a sua saúde. Além disso, evite ficar com a mesma roupa por muito tempo.
Viu como alguns hábitos podem te ajudar a se prevenir do novo coronavírus? O detalhe é que todos são muito fáceis de serem executados. Tudo depende de você!
Gostou do texto? Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais. Em breve, novos conteúdos para você!