Compartilhe:

No meio de tantas informações de como cuidar dos dentes e deixá-los mais bonitos, esquecemos de que manter a gengiva saudável faz toda diferença na saúde bucal. A gengiva protege a base dos dentes, os mantêm fixos aos ossos e também necessita de atenção.

O descuido com essa região pode causar mau hálito e problemas bucais como a gengivite, podendo progredir para a periodontite, que é a principal causa de perda de dentes em adultos.

No artigo de hoje vamos te dar quatro dicas de como você pode deixar suas gengivas saudáveis e ter um sorriso mais bonito. Confira.

1- Cuide da sua higiene bucal

A escovação da forma correta é essencial para prevenir doenças no local. É ideal que você faça a limpeza após as refeições para remover resíduos alimentares e eliminar a placa bacteriana. Então capriche na escovação, mas faça de forma leve, sem aplicar muita força porque pode ferir sua gengiva e causar perda do esmalte dentário.

2- Utilize o fio dental

O uso do fio dental é essencial para remover resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, onde a escova não alcança. É fundamental para evitar problemas bucais como placa bacteriana, cáries e gengivite, mas assim como a escova de dentes, utilize o fio dental com cuidado, sem agressividade para não causar sangramento e evitar a entrada de bactérias.

Evite o uso de palitos de dente, pois eles podem causar uma retração gengival ou ferir sua gengiva. Escolha sempre usar o fio dental.

3- Tenha bons hábitos alimentares

A boa alimentação também colabora com a prevenção das doenças gengivais. Alimentos com muito açúcar ou gordura auxiliam no acúmulo de placa bacteriana, podendo causar uma inflamação na gengiva, conhecida por gengivite.

4- Vá ao dentista regularmente

O dentista é o profissional que te ajuda a manter a gengiva e dentes saudáveis, evitando as doenças bucais. Então faça consultas regularmente, procure um profissional experiente e capacitado para te dar todas as orientações e tratamentos necessários. Aqui temos dicas de como escolher um profissional de confiança.

Sinais de alerta

Existem alguns sinais que podem indicar que há algo de errado com a nossa boca. Caso perceba algum desses sintomas que vamos citar, procure ajuda de um dentista. Somente ele poderá diagnosticar e tratar o problema da maneira adequada.

Sangramento

É o sintoma mais comum em problemas na gengiva. Ele pode ocorrer com a escovação ou o uso do fio dental e até mesmo na hora de morder algum alimento.

Retração

A retração na gengiva é o aumento da exposição da raiz dental acima da gengiva, deixando-a mais exposta. Saiba mais.

Inchaço e mau hálito

O inchaço e o mau hálito também são sintomas bastante comuns que podem indicar uma inflamação, problemas bucais ou sistêmicos, como doenças intestinais.

Se gostou do artigo, continue acompanhando nosso blog. Temos diversos conteúdos que podem te ajudar e tirar suas dúvidas. A Clínica Rodrigo Almada Ortodontia & Estética Facial possui profissionais preparados para melhor te atender. Entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe: