Compartilhe:

A dor de dente pode ser um tremendo incômodo para os pequenos. O problema é que, muitas vezes, os pais desconhecem os motivos. A sensibilidade no dente da criança, por exemplo, nem sempre é causada pela cáries. Esse artigo vai te mostrar os principais motivos que também causam esse problema.

Como identificar uma sensibilidade no dente da criança? 

Esse pode ser um imenso desafio para os pais, principalmente se o problema estiver no início. Na maioria das vezes, a criança pode ter algum tipo de dificuldade de informar o que está incomodando. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ser úteis para detectar a sensibilidade no dente da criança:

  • Pergunte ao seu filho se ele consegue mastigar dos dois lados. Se a resposta for negativa, é melhor visitar um dentista;
  • Fique atento se o pequeno reclamar de dores durante a escovação;
  • Se ele evitar consumir alimentos crocantes, pode ser que seja sensibilidade dentária;
  • Se seu filho(a) reclamar de dor nos dentes quando toma algo gelado, não ignore.

Causas da sensibilidade dentária infantil

Agora que você já sabe como identificar a sensibilidade no dente da criança, conheça outras causas que também podem acarretar esse incômodo:

  • Cáries provenientes de uma higiene bucal inadequada ou pelo consumo excessivo de alimentos açucarados;
  • Escovar os dentes com força excessiva, o que pode causar um desgaste precoce em toda a estrutura dentária;
  • Fratura dental ocasionada por acidentes ou quedas;
  • Retração gengival, que é caracterizada pela diminuição da gengiva que cobre o dente, deixando parte da raiz exposta. Esse problema é causado por uma escovação incorreta;
  • Má formação da estrutura dental, que é causada por hábitos pouco saudáveis como chupar dedo e chupeta por muito tempo;
  • Consumo excessivo de alimentos com altos níveis de acidez, o que pode causar erosão dentária;
  • Restaurações desadaptadas aos hábitos alimentares da criança.

Está vendo que a sensibilidade no dente da criança pode ser causada por uma série de fatores? Os pais sempre devem ficar atentos aos hábitos de higiene bucal dos filhos, pois isso é primordial para se evitar a temida sensibilidade. Visitas regulares ao dentista continuam sendo a melhor forma de prevenção.

A higiene bucal evita a sensibilidade no dente da criança

Para se evitar diversos problemas bucais, é fundamental sempre orientar seu filho a fazer uma correta higiene dos dentes e língua. Compre uma escova de dentes infantil com cerdas macias e uma pasta de dente com sabor agradável, para facilitar a escovação.

Lembre-se de que seu pequeno deve escovar os dentes 3 vezes por dia da maneira correta e usar o fio dental diariamente. Somente assim, a sensibilidade no dente da criança pode ser evitada.

Conclusão

Agora que você está a par sobre as causas da sensibilidade no dente da criança, não deixe de supervisionar os hábitos de higiene bucal da mesma. Caso o problema apareça, venha fazer uma avaliação na clínica Dr Rodrigo Almada. Oferecemos um moderno tratamento dentário para adultos e crianças. Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.

Compartilhe: