Compartilhe:

A estética é muito importante para causar uma boa primeira impressão. Por isso, é necessário cuidado com todas as partes do seu corpo. Um sorriso bonito e harmônico pode abrir portas e ser um excelente cartão de visitas. Um problema que é comum entre os brasileiros e gera muito incômodo é o sorriso gengival.

Muitas pessoas não sabem, mas existem algumas soluções para corrigir o sorriso gengival. Os procedimentos para correção são de caráter estético e podem melhorar de forma considerável a harmonia do seu rosto e sorriso. Além de explicar sobre o sorriso gengival, neste texto vamos mostrar como é feita a correção.

Continue a leitura e confira.

O que é o sorriso gengival?

O sorriso gengival é quando a gengiva tem uma exposição excessiva. Não existe uma medida para determinar qual é o tamanho ideal de uma gengiva. Normalmente, no sorriso gengival é uma característica que deve ser analisada de acordo com o padrão da face de cada pessoa.

O grande incômodo das pessoas que possuem o sorriso gengival é que a desproporcionalidade acaba roubando a atenção, sendo muito marcante ao sorriso. Esse é um problema que acomete na maior parte das vezes as mulheres, mas o sorriso gengival também pode ocorrer em homens.

Qual a causa?

Existem diversos fatores que causam o sorriso gengival. Entre os mais comuns estão a hipertrofia da gengiva e as coroas dos dentes curtas. Um problema muito comum que também causa o excesso de exposição da gengiva são os lábios pequenos ou encurtados.

Excesso do crescimento do maxilar e a hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior também causam o sorriso gengival. Para um diagnóstico preciso, o mais recomendado é procurar um cirurgião-dentista que possa indicar o melhor procedimento para trazer o tão esperado sorriso perfeito.

Como é feita a correção?

Podem ser propostas diversas soluções para tratar o sorriso gengival, tudo vai depender de cada caso. Uma solução é utilizar o aparelho ortodôntico, que pode ajudar a dar uma melhor proporção entre os dentes e a gengiva. O Botox também pode ser utilizado, já que ele relaxa a musculatura, diminuindo a contração dos músculos dos lábios que fazer a exposição da gengiva.

Em alguns casos é preciso fazer a correção de forma cirúrgica. Uma das cirurgias mais comuns é a gengivoplastia. É retirado o excesso de tecido da gengiva que cobre os dentes, dando um contorno mais proporcional e estético. Outra intervenção cirúrgica possível é a ortognática. Ela conserta a posição do maxilar, melhorando toda a harmonia da face e proporcionando uma mordida correta.

A cirurgia de reposicionamento labial também é utilizada para acabar com o sorriso gengival. São removidas as faixas excessivas de mucosa que ficam acima das gengivas.  Deste modo, a parte interna do lábio fica mais próxima da gengiva, evitando o aparecimento desproporcional.

Na Clínica Rodrigo Almada você encontra o tratamento correto para o sorriso gengival. Possuímos estrutura moderna e uma equipe de profissionais experientes. Entre em contato conosco e marque uma avaliação com um de nossos ortodontistas para a solução do seu problema.

Compartilhe: